Agora, no OZmap, é possível documentar a sua rede subterrânea. Na dica de hoje, explicaremos um pouco mais sobre esses novos elementos do sistema.

Antes de iniciar a documentação das suas tubulações, recomendamos que você crie os tipos de caixas de passagem e dutos usados na sua rede para garantir que a documentação seja precisa. Para acessar esses tipos de dutos e caixas de passagem, basta ir ao menu lateral em "Tipos" e selecionar o elemento desejado.

An image

Para saber mais sobre os tipos de caixas de passagemdutos, acesse nossos materiais escritos. Você pode adicionar caixas de passagem e dutos à rede que já está documentada, mas que atualmente está representada como aérea no OZmap. Veja a seguir:

Caso você queira vincular as caixas de passagem às caixas, basta inserir suas caixas de passagem no mapa, clicar com o botão direito do mouse sobre a caixa que você deseja vincular e selecionar a opção “mover”, em seguida, clique na caixa de passagem à qual deseja vincular a caixa e finalize clicando em “salvar".

Se quiser vincular um cabo a um duto, siga os passos a seguir: crie o duto, clique com o botão direito do mouse sobre o cabo, escolha a opção "entrar em edição", clique no cabo e, em seguida, clique em cima do duto. Por fim, selecione o duto e clique em "salvar".

An image

Também é possível criar uma caixa e vinculá-la automaticamente a uma caixa de passagem. Basta, ao criar a caixa, clicar em cima da caixa de passagem desejada no mapa. Dessa forma, a caixa será automaticamente vinculada à caixa de passagem. Para obter mais informações sobre as caixas de passagem e como adicioná-las no OZmap, clique aqui.

E para adicionar um cabo ao duto, basta criar o cabo e selecionar as caixas de passagem como suas pontas de sustentação. Dessa forma, o sistema reconhecerá a existência de um caminho subterrâneo e perguntará se você deseja criar o trajeto subterrâneo (vinculando o cabo ao duto) ou o caminho aéreo. Basta escolher a opção "trajeto subterrâneo", selecionar o duto/caixa ao qual deseja vincular o cabo e clicar em "salvar". Para obter mais informações sobre os dutos, clique aqui.

An image