As caixas de passagem são elementos usados para abrigar conexões de cabos e equipamentos de distribuição de forma subterrânea, facilitando a manutenção e a expansão da rede. No OZmap, elas se comportam semelhante às caixas e suas características definem o seu tipo (para mais informações sobre o tipo de caixas de passagem, clique aqui). Além do tipo, elas também possuem outros atributos como nome, estado de implantação, cor, observações, entre outros. A imagem exemplifica as características possíveis de uma caixa de passagem dentro do sistema.



Criando uma caixa de passagem


Para criar uma caixa de passagem, é necessário acessar o menu "Expansão de rede" no mapa e clicar na quinta opção, destacada pela imagem. Se desejar criar mais de uma caixa de passagem ao mesmo tempo, basta clicar na opção do lado direito.



Ao posicionar a caixa de passagem no mapa, será aberta uma tela na qual você pode inserir informações, como o nome, o tipo, o estado de implantação, etc.



Abaixo, temos o seu interior, sendo representada inicialmente por um quadrado que irá conter a representação de cada uma das faces da caixa de passagem O nome de cada um destes lados pode ser alterado ao clicar com o botão direito em cima do nome atual e selecionando “Editar faces”.



É possível visualizar caixas, cabos e dutos dentro dela, caso estejam vinculados. Na imagem abaixo, mostramos como é a visualização de um cabo aéreo que se torna subterrâneo e entra no duto:



As ferramentas disponíveis dentro da caixa de passagem são:



  1. Girar no sentido horário.

  2. Iluminar para a esquerda/direita.

  3. Centralizar projeto de caixa.

  4. Exportar diagrama em PNG/PDF.

  5. Adicionar post it.

  6. Remover elemento.