Os dutos são elementos que permitem a passagem de cabos subterrâneos. Obrigatoriamente, todos os dutos se iniciam em uma caixa de passagem e terminam em outra, e suas características definem o seu tipo (para mais informações sobre o tipo de dutos, clique aqui). Além do tipo, eles também possuem outros atributos como nome, estado de implantação, cor, observações, subdutos, entre outros. A imagem exemplifica as características possíveis de um duto dentro do sistema.



Criando um duto


Para criar um duto, é necessário acessar o menu lateral de “Expansão de rede” e clicar na sétima opção, destacada pela imagem.   



A criação dos dutos é semelhante à dos cabos. Você pode criá-los livremente (lembrando que caso não existam caixas de passagem nas pontas dos dutos elas serão automaticamente adicionadas pelo sistema), ou segurando a tecla “Ctrl” do teclado para criar pontos no duto.



Após finalizar a criação do duto, aparecerá a aba para adicionar as informações dele, como tipo, cor, subdutos, etc

.


Os dutos são representados dessa maneira dentro das caixas de passagem:



Os subdutos são representados dentro da aba do duto e aparecem na caixa de passagem da seguinte forma:


Como podemos observar na imagem acima, é possível documentar os subdutos com cores diferentes, e o círculo entre o cabo e o duto representa em qual duto o cabo está localizado. O círculo possui a mesma cor do cabo para facilitar o entendimento de qual cabo está passando pelo duto.


Para vincular um cabo ao duto, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do cabo, selecionar a opção 'Entrar em edição', clicar uma vez sobre o cabo e, em seguida, clicar no duto desejado. Irá abrir a aba da imagem abaixo para selecionar o duto ou subduto que você deseja vincular ao cabo. Basta confirmar, e o cabo será conectado ao duto.