Atualmente utilizamos dois geocoders diferentes no OZmap, o HERE e o Google. Na dica de hoje, veremos na prática o que é um geocode e como eles são utilizados dentro do sistema.

O geocode é uma representação geográfica de um endereço ou localização, normalmente expressa como um par de coordenadas de latitude e longitude. Ele permite identificar a posição exata de um lugar no mapa.


No OZmap, quando recebemos um endereço, utilizamos os serviços de geocodificação do HERE e do Google para obter os geocodes correspondentes. Cada serviço possui seus próprios algoritmos e bancos de dados para realizar essa conversão.

No OZmap e OZloc, usamos o geocode HERE nas pesquisas de endereço. É importante lembrar que quanto mais detalhes forem fornecidos no endereço, mais preciso será o resultado da busca.

An image

O HERE também é utilizado para a função de buscar uma coordenada e realocar o cliente de acordo com o endereço colocado no imóvel.



Para alocar clientes por endereço, atribuir um endereço às caixas e aos postes, é necessário possuir uma chave de API do Google (clique aqui para saber mais). Ao utilizar a API do Google, o geocode padrão muda do HERE para o Google, tanto para buscas de endereço quanto para atribuí-lo aos elementos.

An image

Quais são as vantagens de utilizar a API do Google?

Além de permitir o uso do geocode do Google, que oferece uma cobertura global abrangente e facilita a busca de endereços sem a necessidade de informações muito específicas, a API do Google também disponibiliza outras funcionalidades adicionais. Para conferir cada uma delas, clique aqui.