No OZmap, existe a relação entre projetos pai e filho, que possibilita visualizar os elementos do projeto pai dentro dos projetos filhos que estejam na mesma área de projetos. Na dica de hoje, veremos algumas possibilidades de utilização dessa funcionalidade.

A primeira funcionalidade que vamos apresentar é a possibilidade de visualizar o projeto pai (backbone) dentro dos projetos filhos. É importante lembrar que os elementos dos projetos filhos não são visíveis dentro do projeto pai, a menos que sejam compartilhados. Para obter mais informações sobre o backbone e como atribuir a relação pai-filho entre os projetos, clique aqui.


Além dos elementos do projeto pai aparecerem nos projetos filhos, também é possível compartilhar caixas e POPs do projeto filho para que eles apareçam no projeto pai. Essa ação pode ser realizada manualmente clicando com o botão direito do mouse sobre a caixa ou POP e selecionando a opção 'Compartilhar com o projeto pai', ou em lote através do relatório de área, na opção 'Ferramentas'.


                   

Quando um elemento é compartilhado com o projeto pai, você pode editá-lo em ambos os projetos, lembrando que os elementos do projeto pai só podem ser editados dentro do próprio projeto pai.


Outra funcionalidade interessante é a de poder trocar os elementos entre projetos. Você pode trocar qualquer elemento que esteja no projeto filho para o projeto pai e vice-versa, facilitando assim a junção de projetos e/ou separação. Assim como a funcionalidade de compartilhar elementos, ela também pode ser feita individualmente com cada elemento ou em lote via relatório de área.


   

Para saber mais detalhes sobre como trocar elementos de projeto, clique aqui.

Você também pode configurar o projeto backbone como projeto pai e adicionar cada cidade ou bairro alimentado por ele como projeto filho, facilitando a organização e visualização da sua rede.