O diagrama lógico mostra as conexões entre as caixas e as conexões internas da caixa, mostrando todos os elementos que seriam iluminados ao longo desse caminho.



Gerando um diagrama lógico


Para gerar um diagrama lógico nas caixas, basta clicar nos botões destacados pela imagem abaixo, escolhendo gerar o diagrama para a esquerda ou para a direita.



Após selecionar a direção na qual você deseja gerar o relatório, basta escolher a fibra ou as fibras que deseja visualizar e clicar no botão 'gerar'.




Na POP, o processo é semelhante ao da caixa. Você pode selecionar qualquer equipamento da POP para realizar o diagrama, lembrando que na OLT só é possível iluminar para a direita, pois ela é o elemento inicial do diagrama.



Para exportar o diagrama basta clicar no botão "Exportar" destacado na imagem abaixo.



Além de gerar o diagrama do slot inteiro na OLT, você pode gerar individualmente em cada porta, seja da OLT, DIO, etc. Basta clicar sobre a porta desejada com o botão direito do mouse e selecionar a direção para qual você quer gerar o diagrama.


É possível selecionar mais de uma fibra ou OLT para gerar dentro do diagrama lógico. No caso das caixas, você pode criar o diagrama lógico de várias fibras e em diferentes direções (esquerda e direita). Além disso, você pode reorganizar os elementos clicando no botão com três linhas, excluir um elemento usando o botão da lixeira e escolher se os imóveis que estão ao longo do caminho aparecerão no diagrama.


A coluna “Título” representa o título do diagrama, sendo possível alterá-lo caso deseje. A coluna “Elemento” se refere ao nome do elemento. Já a “Caixa” se refere ao nome da caixa/POP em que essa fibra está inserida. Em “Direção” é possível verificar em qual direção será gerado o relatório e em “Incluir imóveis” você pode escolher se irá incluir imóveis ou não no diagrama.


Ao gerar um diagrama com mais de um elemento, eles serão organizados dessa forma, separados em retângulos, com o nome do elemento correspondente acima do retângulo:



O diagrama lógico também pode ser utilizado no OZmob, da mesma forma que no OZmap. Basta clicar no ícone de três pontos ao lado do nome da fibra desejada e selecionar a direção do diagrama.