No OZmap, é possível medir a OTDR para que o sistema mostre o local onde houve um rompimento e, para isso, temos diversas maneiras de realizar essa ação: através de uma caixa ou através de uma POP. Na dica de hoje, vamos aprender a trabalhar com essa ferramenta.

O primeiro método é calcular a OTDR através de uma caixa, esse cálculo pode ser feito através do OZmap ou pelo OZmob também.

Para calcular pelo OZmap basta clicar no botão destacado e selecionar a direção desejada para medir a OTDR, caso você tenha dúvida de qual seja, é possível utilizar a ferramenta de visualização de fibra. No exemplo, será selecionada a opção “OTDR para a esquerda”.

Após clicar na direção que você deseja medir, é só selecionar a fibra rompida e colocar a distância que está sendo indicada no OTDR físico que o sistema fará o cálculo e mostrará no mapa a localização.

Assim aparecerá a informação no mapa:

No OZmob, basta abrir a caixa, selecionar a direção desejada, clicar na fibra que precisa ser medida e adicionar a distância do rompimento que será mostrado o local no mapa.

Para medir através da POP no OZmap o processo é semelhante ao da caixa, o que muda é que para medir a fibra você precisa clicar com o botão direito do mouse sobre a fibra desejada para selecionar a direção da OTDR.

Para medir através da POP no OZmob o processo é parecido com o da caixa. Basta clicar na POP, clicar no armário, selecionar a aba dos cabos e selecionar a direção do OTDR e a fibra desejada.

É possível calcular o OTDR no OZmap levando em consideração o relevo, tornando a medição mais precisa, uma vez que as medições padrão são feitas em 2D e podem apresentar discrepâncias.

Utilizando essa função é possível observar um gráfico que mostra a variação da altura de acordo com a distância percorrida pelo OTDR, a soma completa de perdas e ganhos de elevação, juntamente com as coordenadas do ponto final. Também conseguimos verificar a distância e altitude (em relação ao ponto de início) de cada segmento do diagrama ao passar o mouse sobre ele. Além disso, você pode extrair as coordenadas e recentralizar o mapa em torno do ponto final.

Para realizar o cálculo usando essa função, é necessário ter uma chave API cadastrada no OZmap, com a chave "elevation" ativada. Para obter mais informações sobre a chave API, clique aqui.