A auditoria é uma ferramenta que permite visualizar as ações feitas no sistema, como o login, criação, atualização e exclusão de elementos, trazendo também as informações do usuário que realizou as ações, o elemento que foi editado, a data e os dados dessa alteração.


Para visualizar a auditoria é necessário acessá-la pela aba esquerda do OZmap, clicando em “Auditoria”.



Abaixo estão todas as colunas existentes na auditoria:



De acordo com a numeração da imagem acima, estão listados cada coluna e suas funcionalidades.


  1. Operação: Aqui são listadas todas as operações feitas, como login, criação de elementos, backups, etc. Ao clicar no botão de expandir indicado pela seta, abrirão opções de filtros com todas as ações registradas, e o modo de ordenação que você deseja visualizar essa informação.


2. Usuário: Nessa coluna estão listados todos os usuários que realizaram as ações. Assim como a coluna de operação, é possível filtrar para visualizar um usuário específico ou a ordem de visualização



3. Identificadores: Essa coluna serve para informar qual foi o elemento alterado, como por exemplo, o nome da caixa que sofreu a alteração.


4. Data/Hora: Através dessa coluna conseguimos identificar a data e a hora em que as alterações foram feitas, sendo possível ordená-las em ordem crescente, decrescente ou até filtrá-las.


  1. Dados: Neste botão é possível visualizar os detalhes de cada operação que foi realizada clicando no ícone “i”.


Histórico de cada elemento


Assim como na auditoria, é possível visualizar alterações feitas em todos os elementos do sistema, podendo ver a ação feita no elemento, quem executou, a data e os dados da operação. É possível filtrar cada dado também.


Caixas - Para visualizar o histórico de alterações nas caixas é necessário clicar no ícone de relógio, onde aparecerão alterações como o nome da caixa, estado de implantação, mudanças no diagrama de fusão, etc.




Cabos - No histórico de alterações dos cabos, conseguimos visualizar as alterações no estado de implantação, tipo, nível, etc.



Postes - Assim como os demais elementos, é possível visualizar alterações como o tipo, estado de implantação, nome, cor, etc.






Clientes - Nos clientes é possível visualizar as alterações nos status, estado de implantação, tags, atualização quando um imóvel passa a ser cliente, etc.




POPs - Na POP conseguimos visualizar o histórico de alteração apenas da POP em si, como mudanças no nome, estado de implantação, etc. Alterações nos equipamentos como DIO e OLT não ficam registrados na auditoria por se tratarem de equipamentos separados.



Para mais informações sobre a POP, clique aqui.