Está com a documentação desatualizada ou adquiriu uma nova rede e não sabe por onde começar as validações? Na dica de hoje ensinaremos como verificar e organizar sua rede legado no OZmap.

Para começar, é importante dizer que neste tutorial estaremos trabalhando a partir de uma rede que já está documentada. Caso você ainda precise fazer o levantamento dos seus elementos, você pode utilizar a nossa ferramenta OZsurvey. Para isso, basta utilizar o nosso tutorial da dica passada.

Depois de todos os elementos já estarem dentro do OZmap, precisamos verificá-los e certificar que tudo está de acordo com os padrões utilizados, para isso, vamos iniciar a nossa validação pela POP.

Para certificar que a POP foi bem montada, precisamos ver se os equipamentos internos foram instalados corretamente, se os cabos foram passados no padrão estabelecido, e também é importante testar a potência e a atenuação dos equipamentos. O ideal é que você mantenha o seu OZmap aberto enquanto verifica essas informações em campo e, para garantir ainda mais precisão na documentação, você pode anexar fotos dos seus elementos conforme vai fazendo as validações.

Assim que a POP for verificada por completo, você pode alterar o estado de implantação para sinalizar isso visualmente.

No próximo passo, estaremos validando nossos cabos e caixas e a ferramenta ideal para nos auxiliar nisso é o OZmob. Você pode aprender a operá-lo neste link.

Para verificar os cabos, é necessário checar se o tipo e o nível estão corretos, a quantidade de looses, a cor, as tags (caso haja alguma), e se está de acordo com o padrão de lançamento. Tudo isso deverá estar compatível com os equipamentos em campo.

Caso durante essa verificação você encontre algum elemento documentado incorretamente, crie uma pendência para sinalizar o que deve ser corrigido. Fazendo isso, essa pendência aparecerá para aqueles que estiverem utilizando o OZmap, que poderão fazer as correções necessárias e resolver as pendências aos poucos. Para entender melhor como utilizar as pendências, clique aqui, elas serão uma aliada fundamental para todo o processo de revisão.

Também é importante mencionar que caso você não tenha acesso à rede em seu celular, é necessário carregar o mapa enquanto você tiver acesso à internet, e também não será possível realizar modificações em sua rede através do OZmob, apenas visualizar o interior dos elementos.

Nas caixas, você pode fazer a verificação dos seguintes atributos:

  • Se a caixa está recebendo sinal da porta OLT em que ela foi conectada;
  • Se as fibras estão organizadas dentro do box editor;
  • Localização da caixa no mapa;
  • Se a caixa está atrelada a um poste;
  • Se os equipamentos estão com a atenuação correta;
  • Checar se o tipo e o nível estão corretos.

Para checar as fibras dentro do box editor, podemos exportá-las em PNG ou PDF por dentro do próprio OZmob, mas caso você esteja sem internet, você pode realizar essa ação em lote dentro do OZmap através do relatório de área.

Para isso, devemos gerar um relatório de área (clique aqui para aprender como gerar) e na aba “Caixas”, selecionar as caixas e clicar na opção “Exportar > Diagrama” e escolher o formato do arquivo.

Após realizar a checagem dos elementos, precisamos testar as conexões e verificar se o estado de implantação dos elementos estão corretos.

Assim como as POPs, assim que você finalizar a validação da caixa, você pode alterar seu estado de implantação para “Certificado”, dessa maneira é mais simples identificar no mapa quais caixas foram verificadas.

Você também pode fazer essas verificações em demais elementos da rede, como clientes ou postes, basta seguir o mesmo procedimento.

Assim que tudo estiver finalizado, você terá toda a sua rede documentada corretamente no sistema.