Os splitters são componentes importantes na divisão do sinal em redes PON. Na dica de hoje, veremos sobre os splitters e sua usabilidade dentro do OZmap.

No OZmap, temos diversos tipos de splitters que podemos personalizar de acordo com os padrões de caixa utilizados na sua rede. Dentro da aba de “Tipos de Splitter” você encontrará diversos tipos de splitters já cadastrados e também a possibilidade de adicionar um novo tipo de acordo com sua necessidade.

Por padrão, todos os splitters já criados no OZmap têm uma numeração no começo do nome, essas numerações servem para indicar se o splitter é balanceado ou desbalanceado. Nos tipos de splitters balanceados, os números representam a quantidade de portas de entrada e de portas de saída. Então, se um splitter possui  “01/08” em seu nome, significa que ele possui uma porta de entrada e oito portas de saída, e o sinal que passa pelas oito portas é dividido igualmente para todas elas.

Já em um splitter desbalanceado, a numeração no nome significa a quantidade de potência que vai para cada porta de saída do splitter. Se um splitter possui “75/25” em seu nome, significa que uma saída recebe 75% de potência e a outra recebe 25%.

As siglas que aparecem no nome do splitter após sua numeração informam se o splitter é um splitter de rede (R) ou de atendimento (A), e se ele é fusionado (F) ou possui conectores (C). O que diferencia um splitter de rede para um splitter de atendimento, é que apenas o splitter de atendimento pode ter conexão com o cliente, e é representado pela cor branca. Já o splitter de rede não permite conexão com o cliente e é representado pela cor cinza.

Dentro da caixa, os splitters com conectores em suas saídas são representados por quadradinhos, e os splitter fusionados têm suas saídas representadas por bolinhas.

Existem duas formas de usarmos os splitters nas caixas, essas formas se diferenciam pela configuração de atenuação do tipo de cada splitter. 

Por ser um modo mais prático, recomendamos criar um splitter configurando as entradas e saídas corretamente, sinalizando se se tratam de fusões ou conectores e  já considerando a perda de atenuação deles juntamente com a atenuação do splitter.

Dessa maneira, não é necessário adicionar a fusão antes e colocar os conectores em cada saída, deixando a caixa mais organizada.

Para mais informações sobre como editar o interior das caixas é só clicar aqui.