Precisa sinalizar ocorrências ou registrar alertas para determinados colaboradores dentro da sua rede? O OZmap possui uma ótima ferramenta para documentar pendências, venha conferir!

A ferramenta de pendências do OZmap funciona como um registro de sinalizações geolocalizadas que podem servir a diversas causas, desde o alerta para manutenções até atualizações ou modificações que precisam ser feitas no sistema.

 

Podemos utilizar como exemplo uma situação onde é necessário atualizar uma caixa com a ampliação de um splitter 01x08 para 01x16.

As pendências podem ser criadas/visualizadas tanto pelo OZmap quanto pelo aplicativo OZmob. Vamos ver como funciona em cada um:

 

1. OZmap 

No OZmap, a opção “Adicionar Pendência” fica disponível no menu lateral esquerdo.

Ao selecionar a opção, basta indicar o ponto no mapa desejado que uma nova janela será aberta. Nela haverá alguns campos a serem preenchidos com informações da nova Pendência como Nome, Tipo, Tags, Responsáveis, Cor e Descrição. Importante lembrar que a pendência só poderá ser criada se tiver pelo menos um usuário como responsável.

Após criada, através da aba de posts se pode atribuir arquivos de imagens, áudios, vídeos e arquivos de texto em suas pendências, para isso basta acessar o ícone lateral correspondente e selecionar "Novo post". Você pode conhecer mais sobre os posts clicando aqui.

No OZmap também é possível criar e editar as categorias de Pendência. A opção está disponível na área “Tipos” no menu lateral do sistema, opção “Pendência”. Note que haverá um tipo “comum” disponível, que é padrão da plataforma. É possível também adicionar novas categorias selecionando a opção “Novo Tipo de Pendência”.

Esses tipos são uma maneira de categorizar as suas pendências de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, você poderá criar um tipo com o nome “Manutenção”, para casos onde precise ser corrigido algo na documentação, ou até mesmo outro como “Provisionamento”, para documentar a tarefa de realizar a instalação e ativação do cliente.

 

Você também pode visualizar todas as pendências em lista acessando o menu lateral do sistema e clicando em “Pendências”. Com essa função é possível gerenciar todas as pendências existentes no projeto em questão, centralizando o mapa em cada uma delas com um duplo clique ou atualizando seu status para "resolvido" ou não.

Por fim, através do relatório de área é possível exportar as pendências através de um documento CSV ou XLS.

2. OZmob

 

Já no aplicativo OZmob é possível criar, resolver e localizar Pendências. Para ter acesso a informação das pendências do projeto aberto, basta abrir o menu lateral do aplicativo e selecionar a opção “Lista de Pendência”.

Lista de Pendência se apresenta como uma tabela, dividida em: Nome, Tipo, Data de Criação, e Resolvido, que correspondendo ao status da pendência. Além disso, há a possibilidade de filtrar a pendência de acordo com seu status, resolvido ou não resolvido e pendências criadas por você (minhas pendências).

Na Lista de Pendências também é possível criar novas pendências. A janela de edição permitirá adicionar dados de tipo, nome e descrição, em seguida ao selecionar “posicionar pendência" o mapa será aberto novamente onde o usuário poderá movimentá-lo até encontrar a localização exata. Para confirmar a criação basta clicar em “definir posição” e salvar.

Na Pendência também é possível adicionar arquivos de imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip às suas pendências, para isso basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post".

 

Essa funcionalidade é ideal para casos onde seja necessário fazer um reparo de emergência, por exemplo, e não seja possível acessar o OZmap via computador no momento, então é criada uma pendência com todos os detalhes da reparação, que poderá ser completada com imagens, áudios e/ou vídeos descritivos.

Uma alternativa para a criação de novas pendências no OZmob é através do atalho no canto superior direito do aplicativo: