As fibras dos cabos podem ser visualizadas dentro da caixa, mas você sabia que elas podem indicar diversas informações importantes? Na dica de hoje, vamos abordar como interpretar e utilizar as visualizações de fibra no OZmap.

Para começar, vamos abrir uma caixa para visualizar as fibras do cabo com mais detalhes. Nesse momento, a primeira informação que temos é a visualização por números. Essa opção pode ser alterada clicando no primeiro ícone à esquerda, que permite escolher entre Números, Direção e Derivações. Dessa forma, você pode adaptar a visualização conforme a sua necessidade!

An image

Ao escolher a visualização por número, a "bolinha" de cada fibra é numerada. Para indicar que a fibra está recebendo sinal, a bolinha fica completamente preenchida. Caso contrário, ela permanece vazia, mostrando que a fibra não está recebendo sinal.

Já ao selecionar a opção por direção, o sistema exibe o sentido em que o sinal está chegando na fibra. Essa funcionalidade é extremamente útil para identificar qual lado iluminar e também para auxiliar no cálculo do 
OTDR.

An image

Nesse modo de visualização, as fibras que não estão recebendo sinal são representadas por um "link" quebrado. Já as fibras que estão recebendo sinal são indicadas por uma seta, que mostra a direção do sinal.

Por fim, ao escolher a visualização por derivações, o sistema indica se o sinal está saindo diretamente da PON ou se já foi splitado (ou seja, passou por um splitter antes de chegar à fibra). Caso o sinal já tenha sido splitado, a fibra será representada por um "X" (1). Se o sinal estiver vindo diretamente da PON, a fibra será representada por um traço (2).


An image

Como podemos observar no exemplo abaixo, as fibras conectadas diretamente a uma porta PON são marcadas com o ícone de traço. Já quando o sinal passa por um splitter, o ícone é alterado para "X".

An image

Também é possível alterar o nome de cada fibra e inserir observações para facilitar a identificação e organização das conexões dentro da caixa. Essa personalização pode ser feita de duas formas:

  1. Propagar o nome e as observações por toda a extensão da fibra:
  • Utilize a ferramenta Início/Fim de fibra.
  • Insira o nome e as observações desejadas e clique em “Propagar”.
An image

       2. Aplicar as alterações apenas dentro da caixa:
  • Acesse as propriedades do elemento e edite o nome e as observações diretamente na caixa.
An image

Para ativar ou desativar a visualização do nome ou das observações da fibra, basta clicar no botão destacado na imagem abaixo. Assim, você controla quando essas informações são exibidas, mantendo a tela organizada conforme sua necessidade.

An image