A Viavi é uma empresa especializada em testes avançados para certificação de fibras ópticas em redes de longa distância, utilizando principalmente OTDRs para monitoramento. A integração Viavi tem como objetivo gerar automaticamente pendências no OZmap a partir de alarmes de LINKs detectados pelo sistema Viavi, facilitando a gestão e correção de falhas na rede.


A sincronização de alarmes Viavi no OZmap é baseada na criação automática de pendências a partir de alarmes ativos de links Viavi, utilizando diagnósticos OTDR para identificar a localização exata da falha.


O sistema busca todos os alarmes ativos na Viavi com o tipo "LINK" e texto adicional "FIBER_CUT". Para cada alarme encontrado, o OZmap identifica as portas DIO que possuem rótulos correspondentes ao nome do link onde o alarme foi gerado. Em seguida, um diagnóstico OTDR é realizado no DIO, percorrendo a fibra conectada à porta do lado B, considerando a metragem indicada pelo alarme.


O diagnóstico só funciona se a fibra do link estiver conectada ao lado B da DIO no OZmap. Se o diagnóstico for bem-sucedido, uma pendência é criada no OZmap, posicionada no cabo correspondente à fibra monitorada, levando em conta a distância calculada pelo OTDR, inclusive as reservas técnicas ao longo do trajeto.


Para a integração funcionar, é preciso ter pelo menos uma licença para uso de API da Viavi, para mais informações consultar a equipe Viavi


Dados necessários 


  • URL do Servidor - A URL será o endereço do seu Viavi.                

 Exemplo: https://clienteviavi.com

  • Login - Nome do usuário criado para a integração.

  • Senha - É a senha de acesso ao usuário.

  • Token - É necessário gerar um token de acesso no Viavi.

  • Chave API - É necessário gerar uma chave de API do OZmap. Você pode aprender a realizar esse processo clicando aqui


Além disso, caso o servidor do seu OZmap esteja em ambiente on-premises, é necessário liberar os IPs utilizados pelo OZmap:


  • Servidor OZmap do cliente (ping cliente.ozmap.com.br)

  • 54.207.162.199


Caso seu servidor seja hospedado pelo OZmap, esses IPs já estarão liberados.