Essa integração tem como principais funcionalidades a consulta de viabilidade com reserva de porta, implantação e cancelamento de clientes no OZmap, podendo ser realizadas pelo RBX Web, e os apps RBX Salesforce e RBX Workforce.
Funcionalidades
Viabilidade com Reserva de Porta no OZmap - O processo de viabilidade com reserva de porta é iniciado através do cadastro do pedido do cliente, onde o menu "Viabilidade" é acessado e a opção "Viabilidade OZmap" é selecionada. Após escolher o equipamento desejado na lista de equipamentos do cadastro do cliente, o menu "Consultar caixas de atendimento no OZmap" é acionado, permitindo que o RBX realize a consulta de viabilidade no OZmap. Nesse processo, as coordenadas correspondentes ao endereço do cliente são enviadas para buscar caixas implantadas com splitters de atendimento que possuam portas disponíveis.
A busca de viabilidade no OZmap é feita por raio, com a distância máxima determinada pelas configurações do RBX (parâmetro "Raio de viabilidade"). Se houver viabilidade, o RBX apresentará uma mensagem confirmando a disponibilidade, mostrando uma lista das caixas encontradas, os splitters associados a cada caixa e a ocupação de cada porta do splitter. Ao selecionar a porta desejada, o RBX criará um cliente no OZmap com estado "Não implantado", na caixa, splitter e porta correspondentes, gerando um código aleatório para identificação.
A busca de viabilidade também pode ser feita para um pedido de internet, não somente para equipamentos.
Implantação de Clientes no OZmap - A implantação de clientes funciona ao selecionar a opção “Ligar equipamento nessa porta” no RBX. E então, o RBX busca no OZmap o cliente com o ID correspondente ao ID salvo para este cliente no RBX, e altera o seu estado de implantação para “Implantado”.
Cancelamento de Clientes e Reservas no OZmap - Para realizar o cancelamento do cliente ou da reserva no OZmap, o RBX busca no OZmap o cliente com o ID correspondente ao ID do cliente no RBX, removendo o cliente e o imóvel do OZmap.
Sincronização de Caixas e Splitters no RBX - Todas as caixas encontradas durante os processos de viabilidade são cadastradas no RBX, caso ainda não estejam no sistema com o ID correspondente. Se uma caixa ou splitter encontrado durante o processo de viabilidade já existe no RBX e tenha sofrido alguma atualização no OZmap, o RBX replica as alterações, verificando também as caixas e splitters que foram removidos do OZmap para realizar a remoção no RBX.
Dados necessários
Por se tratar de uma integração passiva da parte do OZmap, é necessário informar ao RBX as seguintes informações:
API URL - O endereço do seu OZmap com o diretório “/api/v2”.
Exemplo: https://exemplo.ozmap.com.br/api/v2
Token - É necessário gerar uma chave de API do OZmap. Você pode aprender a realizar esse processo clicando aqui.
Raio de viabilidade - Estipular o raio de busca desejado em metros, que será usado pelo RBX para a consulta de viabilidade no OZmap.
Além disso, caso o servidor do seu OZmap esteja em ambiente on-premises, é necessário liberar no firewall o IP do servidor onde está o RBX para acessar as portas 80 e 9994 no ambiente do OZmap. Caso seu servidor seja hospedado pelo OZmap, essas portas já estarão liberadas para o integrador.