Na dica de hoje, vamos conhecer mais sobre uma ferramenta que irá te auxiliar a fazer o levantamento da sua rede, o OZsurvey.


No OZsurvey, é possível fazer a marcação dos elementos no mapa durante seu deslocamento. Basta ativar o seu GPS que ele irá acompanhar a sua localização. Após carregar o mapa utilizando a internet, você não precisará continuar conectado à internet e pode criar os elementos sem depender de uma conexão. Quando a marcação estiver concluída, basta exportar o arquivo em CSV e importá-lo no seu OZmap.

Agora você entendeu as funcionalidades principais, vamos conhecer o passo a passo?

Para iniciar o uso do aplicativo, é necessário fazer o login. Por ser um aplicativo sem ligação direta com o OZmap, é preciso criar uma nova conta clicando no botão “Inscreva-se” ou logar através do Google ou Facebook.

An image

Após fazer o login é necessário permitir o acesso do OZsurvey à localização do seu celular.

An image

Você pode trocar o tipo de mapa clicando no botão de mapa no canto superior direito. Também é possível ativar e desativar a marcação da sua localização em tempo real. Para isso, basta clicar no ícone de mira no canto inferior direito da tela.


Na parte inferior e lateral do mapa, podemos ver os elementos de acesso rápido, onde basta apertar no botão do elemento desejado ("Poste Comum", "CE" ou "CTO", etc no caso do gif acima) e ele será adicionado no mapa na posição escolhida.

Ao expandir o menu lateral, é possível ver todos os elementos que podemos adicionar através do OZsurvey. É permitido adicionar um novo elemento/tipo e escolher os itens que terão o atalho de "acesso rápido" para facilitar a marcação. Na aba lateral também está localizado o botão que permite exportar as marcações feitas no OZsurvey.


An image

Como personalizar um elemento

Para personalizar algum elemento, basta clicar na aba do elemento desejado (postes, caixas, etc.) e adicionar o nome, ícone e descrição, sendo a descrição um campo opcional. Os ícones são apenas para que você possa identificar os elementos no mapa; eles não serão importados para o OZmap caso você importe suas marcações para o sistema.


An image

Agora que já sabemos como criar elementos, podemos começar a marcação em campo. Basta posicionar a mira onde deseja e clicar no elemento que será implantado.


Após terminar a marcação, basta exportar o arquivo e importá-lo no seu OZmap. Para aprender a importar arquivos, acesse nosso material: Importação de dados.