Os posts são uma ferramenta presente em todos os elementos do OZmap, que pode ser utilizada para documentar as manutenções e alterações realizadas no equipamento em campo. Na dica de hoje, veremos mais sobre eles e como utilizá-los.

Os posts podem ser adicionados em todos os elementos do OZmap (caixas, cabos, POPs, etc) e nos equipamentos da POP como splitters, OLTs, DIOs, etc. Para acessar a aba de posts, basta clicar nesse ícone destacado pelo print.



A ferramenta de posts funciona como uma linha do tempo, semelhante à de uma rede social. Nela, você pode adicionar posts explicando sobre a manutenção que foi realizada no equipamento, utilizando arquivos de mídia como vídeo, foto, áudio, PDF, etc. Na página inicial, é possível visualizar os posts já criados e filtrá-los pelas tags ou data de criação, podendo também fazer o download dos posts e excluir.


Para criar um novo post, basta clicar no botão "Novo post".

An image

Não há nenhum campo de preenchimento obrigatório nos posts, você pode adicionar as informações que desejar e, após terminar de preencher, basta clicar no botão de “salvar” na parte inferior da página.


Você pode utilizar os posts tanto para documentar como foi realizada a manutenção quanto para explicar ao projetista o que foi feito no elemento, seja uma instalação, alteração, etc, para que ele possa documentar da mesma forma no OZmap.

No OZmob, também é possível adicionar e visualizar os posts dos elementos. Basta clicar no elemento desejado e selecionar o botão de jornal. A partir do uso dessa ferramenta em campo, é possível criar uma comunicação mais clara e otimizar ainda mais a sua documentação.