A integração Matrix tem como funcionalidade realizar consultas automáticas de viabilidade no OZmap para clientes, por meio de chatbots Matrix.


A Consulta de Viabilidade consiste em verificar a disponibilidade de atendimento para um novo cliente em de acordo com sua localização. A partir do CEP do cliente, o Matrix realiza uma consulta em um serviço externo para obter o endereço completo ou parcial do cliente.


Se o endereço for completo, o Matrix utiliza essa informação para uma nova consulta em um serviço externo, buscando a localização do cliente em coordenadas. Caso o endereço esteja parcial, o chatbot solicita o nome da rua, bairro e número de endereço do cliente.


Com as informações de endereço obtidas, o Matrix realiza uma nova consulta em um serviço externo para converter a localização do cliente em coordenadas. Após obter as coordenadas, o Matrix consulta a viabilidade no OZmap, procurando caixas que não estejam com o estado de implantação como “Em projeto”, e possuam splitter de atendimento com portas disponíveis no OZmap.


A busca de viabilidade no OZmap é realizada por raio em metros, sendo a metragem padrão determinada diretamente na URL de viabilidade do fluxo Matrix, no atributo "radius". Após a consulta de viabilidade, o chatbot informa ao cliente se há ou não disponibilidade e continua o fluxo Matrix de acordo com a resposta obtida.


Dados necessários


Os dados de acesso que devem ser informados à equipe do Matrix, são:


  • URL API - Será a URL que você utiliza para acessar seu OZmap adicionando na URL o diretório /api/v2.                

Exemplo: https://exemplo.ozmap.com.br:9994/api/v2 


  • Chave API - É necessário gerar uma chave de API do OZmap. Você pode aprender a realizar esse processo clicando aqui.

 


Além disso, caso o servidor do seu OZmap esteja em ambiente on-premises, é necessário liberar no firewall o IP do servidor onde está o Matrix para acessar as portas 80 e 9994 no ambiente do OZmap. Caso seu servidor seja hospedado pelo OZmap, essas portas já estarão liberadas para o integrador.