A integração com o Blip permite realizar a consulta de viabilidade no OZmap e outras funcionalidades que podem ser personalizadas nos fluxos do sistema Blip.


A Consulta de Viabilidade realizada pelo Blip no OZmap consiste em verificar a disponibilidade de atendimento em determinada localidade, utilizando as coordenadas do cliente. Essa consulta é realizada por meio da API OZmap, que busca por caixas que não estejam com o estado de implantação "Em projeto" e que contenham algum splitter de atendimento com portas disponíveis.


Com as coordenadas do cliente, basta configurar o fluxo Blip para realizar uma requisição API ao OZmap no momento de verificação de viabilidade, passando as coordenadas do cliente por parâmetro:


https://cliente.ozmap.com.br:9994/api/v2/ftth-viability/radius?lat=-27.57635071150383&lng=-48.52777004241944


O retorno dessa requisição será uma lista de todas as caixas encontradas de acordo com as configurações de viabilidade definidas no OZmap, indicando se há viabilidade para o endereço e uma lista com todas as caixas que possuem viabilidade, e uma lista com as caixas que estão no raio de busca, mas não possuem viabilidade. 


Também é possível adicionar mais parâmetros na requisição, como por exemplo, definir um raio, em metros, para a busca de caixas, diferente do valor padrão configurado no OZmap.


Dados necessários


Por se tratar de uma integração passiva da parte do OZmap, é necessário informar ao Blip as seguintes informações:


  • URL - A URL será o endereço do OZmap junto com a porta “:9994/api/v2”. 


                 Exemplo: https://exemplo.ozmap.com.br:9994/api/v2


  • Token - É necessário gerar uma chave de API do OZmap. Você pode aprender a realizar esse processo clicando aqui


Além disso, caso o servidor do seu OZmap esteja em ambiente on-premises, é necessário liberar no firewall o IP do servidor onde está o Blip para acessar as portas 80 e 9994 no ambiente do OZmap. Caso seu servidor seja hospedado pelo OZmap, essas portas já estarão liberadas para o integrador.