O Salesforce é um sistema CRM que permite que as empresas monitorem e controlem as interações com seus clientes, desde a prospecção até o suporte após a venda.


A integração pode ser adaptada nos processos do sistema Salesforce de forma personalizada. Neste material iremos exemplificar o uso da funcionalidade de Consulta de Viabilidade no OZmap para o Salesforce. Porém, existem outras funcionalidades que podem ser incluídas nos fluxos do Salesforce através da API OZmap. Para mais detalhes sobre essas funcionalidades, consulte o Guia do Integrador


A consulta de viabilidade funciona verificando a disponibilidade de atendimento para um novo cliente em uma determinada localidade.


Para realizar a consulta de viabilidade no OZmap, é necessário adicionar as coordenadas do novo cliente. A consulta de viabilidade feita pela API OZmap busca por caixas que não estejam com estado de implantação “Em projeto”, e contenham algum Splitter de atendimento com portas disponíveis. O retorno dessa requisição será uma lista com todas as caixas encontradas.


Dados necessários


Os dados de acesso que devem ser informados à equipe do Salesforce, são:

  • URL API - Será a URL que você utiliza para acessar seu OZmap adicionando na URL o diretório :9994/api/v2. 

            Exemplo: https://exemplo.ozmap.com.br:9994/api/v2

  • Token - É necessário gerar uma chave de API do OZmap. Você pode aprender a realizar esse processo clicando aqui.  

Além disso, caso o servidor do seu OZmap esteja em ambiente on-premises, é necessário liberar no firewall o IP do servidor onde está o Salesforce para acessar as portas 80 e 9994 no ambiente do OZmap. Caso seu servidor seja hospedado pelo OZmap, essas portas já estarão liberadas para o integrador.