Na dica de hoje, daremos continuidade ao assunto da importação tratada na dica anterior. Caso ainda não tenha lido, clique aqui.

Para começar, agora que seu arquivo KMZ foi convertido para CSV, vamos realizar o tratamento das suas tabelas.

O primeiro passo é separar os arquivos gerados classificando de acordo com as categorias de elementos, caso existam elementos diferentes. Por exemplo, se no seu arquivo existem diversas categorias de pontos, como postes, caixas, clientes, etc, você deverá separar cada um em arquivo próprio, pois só é possível importar um tipo de cada vez.

Com tudo separado, vamos iniciar com os postes. Caso você utilize o LibreOffice ou Google Planilhas, recomendamos utilizar o arquivo em formato CSV. Se você utiliza o Excel, recomendamos tratar suas planilhas com o arquivo XLS e depois salvar em CSV.

Cada elemento possui informações que são obrigatórias para podermos importá-los no sistema. No caso dos postes, a única coluna obrigatória é a de Latitude/Longitude, as demais colunas ficam ao seu critério adicionar ou não.

Você pode encontrar quais são as demais colunas opcionais pelas imagens ou pelo seguinte link: Tratamento de planilhas.

Assim como os postes, as caixas só possuem as coordenadas como preenchimento obrigatório. Caso não seja passado o nível e o tipo, a caixa será criada como CTO, e caso não seja passado o estado de implantação, ela virá como não implantada.

Para importar a POP, condomínios verticais e prospects é obrigatório adicionar apenas as coordenadas desses elementos, os demais dados são opcionais.

Para importar clientes é necessário colocar o nome ou código, e caso o cliente não tenha uma coordenada, é possível importá-lo passando o nome da caixa em que ele será criado. Para importar os clientes utilizando apenas o endereço é necessário ter uma chave API do Google (clique aqui para ver mais informações).

No caso de condomínios horizontais e de regiões, é obrigatório adicionar o polígono que define a área da sua região ou do seu condomínio horizontal, que deverá ter delimitadores de ponto e vírgula, seguido de vírgula entre a latitude e longitude.

As reservas técnicas possuem como obrigatório os campos Poste Reserva, sendo necessário adicionar o poste ou a coordenada do poste em que ela será vinculada e a metragem.

Por fim, o ideal é que os cabos sejam os últimos elementos a serem importados, as informações obrigatórias são Tipo, Nível e Pontos, as demais informações como Nome, Estado de implantação, etc são opcionais.

Importante frisar que os elementos serão importados caso não haja um elemento com o mesmo nome no projeto e que os tipos, níveis, etc precisam estar escritos exatamente iguais aos cadastrados em seu sistema, cuidando a acentuação, letras maiúsculas, etc.

Agora que seus arquivos estão tratados vamos importá-los no OZmap. Para começar a importação é preciso clicar no botão destacado pelo print abaixo.

Ao clicar no botão irá aparecer todas as opções de elementos para realizar a importação, para saber que botão representa cada elemento basta passar o mouse sobre ele.

Selecionando o elemento que você deseja importar irá abrir a janela de importação, basta clicar em “Buscar” e selecionar seu arquivo CSV.

Após selecionar seu arquivo basta clicar em “Importar” e seus elementos serão importados.

Caso ocorra algum erro durante o processo de importação é possível verificar através da coluna “Status”. Veja aqui os erros mais comuns e como corrigi-los: Erros na Importação.