Na dica de hoje veremos como extrair seus arquivos KMZ do Google Earth e como tratá-los para importar em seu OZmap.

Antes de iniciarmos a exportação dos arquivos do seu Google Earth, é necessário se certificar de que seu projeto esteja com os elementos divididos em pastas de acordo com a sua categoria, separando se são caixas, cabos, postes, entre outros, e com subpastas diferenciando os tipos. Isso irá te ajudar futuramente na hora de tratar as planilhas geradas.

Para exportar seu projeto com KMZ no Google Earth basta ir na pasta desejada, clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar a opção “Salvar lugar como”.

Após salvar o seu arquivo, é necessário convertê-lo para CSV, tipo de arquivo aceito pelo OZmap. Para isso, temos nosso próprio conversor, o OZconverter, que transforma arquivos GPX, KML e KMZ em tabelas XLS/CSV. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Para converter seu arquivo, você pode clicar na área destacada ou apenas arrastar seu arquivo para essa mesma área.

Ao selecionar seu arquivo, é só apertar em “Converter” que um arquivo zip será disponibilizado, contando com as tabelas em CSV e XLS para que você possa extrair as informações e tratá-las antes de importar em seu OZmap.

Em seu arquivo zip terão 6 arquivos, 3 em XLS, que podem ser editados no Excel, e 3 em CSV, que são melhor tratados em outros editores, como o Libre Office ou o Google Sheets. Esses arquivos estão divididos entre:

  • Cabos: Linhas que foram traçadas no seu mapa.
  • Regiões: Contém todos os polígonos do seu arquivo, sejam regiões ou condomínios horizontais.
  • Pontos: São todas as marcações que existem no seu mapa, sejam postes, caixas, clientes, etc.

Na nossa próxima dica, veremos como fazer o tratamento dessas planilhas para prosseguir com a importação.