Quer verificar os dados da sua rede através do dashboard mas tem dificuldade para interpretá-lo? Na dica de hoje iremos ensinar a interpretar os dados do dashboard.

Vamos iniciar com o filtro de projetos, nele é possível filtrar a visualização dos dados de todos os projetos ativos, apenas alguns ou apenas um projeto. Sendo possível também filtrar a visualização de projetos inativos (excluídos).

Os próximos filtros abordados serão os filtros de tempo, onde você consegue filtrar os dados de acordo com o tempo, sendo, respectivamente filtro por tempo definido ou período de alcance dos dados. As informações mostradas no dashboard são atualizadas automaticamente pelo sistema todos os dias às 23h.

Os gráficos de pizza mostram informações sobre a implantação dos cabos, caixas e clientes. Importante ressaltar que os filtros de tempo não são aplicados nos gráficos de pizza, as informações mostradas neles sempre serão as mais recentes, atualizadas automaticamente pelo sistema.

No gráfico de ocupação de portas de atendimento os dados são um comparativo entre a quantidade de portas existentes no sistema e a quantidade de portas que estão ocupadas. Nesse gráfico é levado em consideração todos os equipamentos que permitem conexão com o cliente, sejam eles, splitters, switches, fusões, etc. Esse gráfico pode ser utilizado para acompanhar se sua capacidade de portas está chegando ao limite.

Na ocupação de portas PONs o sistema calcula a capacidade de todas as portas do sistema e mostra a capacidade máxima de clientes suportados e quantos clientes estão conectados.
É importante salientar que a definição de clientes suportados é configurada PON a PON.

Nos gráficos de linhas temos a quantidade em porcentagem da ocupação de cabos e caixas de acordo com o nível dos elementos. Na ocupação dos cabos é considerada a porcentagem de fibras livres e fibras conectadas, já a ocupação de caixas leva em consideração a quantidade de equipamentos dentro da caixa que permitem conexão com o cliente.

No gráfico de clientes conseguimos visualizar a quantidade de clientes removidos e adicionados em seu sistema por dia.

Nos cabos é descrito a quilometragem total de todos os seus cabos utilizados no sistema de acordo com o nível de cada um.

Nas caixas é mostrada a quantidade de caixas existentes no seu OZmap de acordo com o nível de cada uma.

Por fim, temos o gráfico de postes, que mostra a utilização dos postes listando a quantidade total de postes, a quantidade de postes em uso e postes não utilizados. Para um poste ser contabilizado como “em uso” é preciso que haja um cabo conectado a ele.