O Zabbix é uma ferramenta para monitorar a infraestrutura de TI, como redes, servidores, equipamentos de rede em geral, como ONUs de clientes, entre outros, coletando e exibindo métricas básicas. 


A integração é feita utilizando a API do Zabbix para atualizar o status e a potência dos clientes, o código para estabelecer os vínculos entre clientes em ambos os sistemas pode variar. Por padrão, as sincronizações são realizadas a cada 15 minutos.


Recursos


  • Atualização de status - Para realizar as atualizações de status, é feita a leitura do item de status definido nas configurações, mantido pelo Zabbix, e as alterações serão feitas no OZmap conforme os critérios a seguir.

    • Caso o status no Zabbix seja 1, o status será OK.

    • Caso o status no Zabbix seja qualquer valor diferente de 1, é considerado que o cliente está com problema e seu status no OZmap será “Error”.

  • Atualização de potência - A atualização de potência irá trazer um valor para o campo “Potência lida” do OZmap. A integração fará a leitura do item definido nas configurações e, caso apresente um valor diferente do valor presente no OZmap, o campo será atualizado no OZmap.


Essa integração permite escolher quais funcionalidades serão utilizadas, então é possível desejar atualizar apenas um campo sem o outro.


Vinculação dos clientes


A vinculação e manipulação do status de clientes OZmap funciona utilizando o campo “key_” da ONU Zabbix no código do cliente OZmap. 

Para a manipulação de potência do cliente OZmap, é possível extrair a informação do código do cliente a partir de qualquer campo da ONU Zabbix.


Dados necessários


Para iniciar a integração, são necessárias as seguintes informações referentes ao Zabbix:

  • URL;

  • Login;

  • Senha;


Além disso, é preciso liberar o acesso para chamadas API ao Zabbix para os seguintes IPs:

  • 54.207.162.199;

  • IP correspondente à máquina onde o OZmap está instalado.


Para finalizar, também é necessário fazer a configuração no seu OZmap de um novo usuário, caso tenha alguma dúvida deste processo, clique aqui. Este usuário deve possuir o tipo de usuário "administrador", permissão para acessar os projetos e também permissão para acessar o módulo API, e também deve ser gerada uma chave API para este usuário, de acordo com o tutorial do link.