Por se tratar de um aplicativo destinado à consulta das informações presentes no OZmap, o OZmob permite a realização de apenas algumas modificações nos elementos, entre elas a criação, implantação, exclusão e troca de porta de clientes. |
Vamos tratar de um cenário em que o seu técnico de campo precisa fazer a instalação de um cliente na rua em que está prestando os serviços. A venda deste cliente já foi feita através do Loki e ele está apenas aguardando sua ativação, sendo assim é possível utilizar o OZmob para pesquisar o código deste cliente e utilizar a ferramenta de navegação para chegar ao local. |
Por ter sido criado pelo Loki, este cliente ainda está como “não implantado” e seu ícone é um pouco mais transparente, assim que for concluída a instalação, é possível alterar o estado de implantação e oficializar a ativação. |
Para modificar essa informação, é só clicar em cima do cliente e várias opções vão aparecer, você deve ir até o campo indicado na imagem abaixo e alterar para o estado desejado, neste caso, iremos alterar para “Implantado”. |
Caso durante o processo de instalação se perceba que alguma informação do cliente está incorreta, é possível ajustar os campos de Nome, Código, Endereço e Observações para as informações corretas. Também é possível trocar o status, se tivéssemos uma situação de um cliente já instalado mas que estivesse com problemas e fosse necessário realizar uma manutenção, por exemplo.
Outra informação que pode ser adicionada pelo OZmob é a potência lida deste cliente. Este campo é referente à potência que pode ser medida pelo técnico e irá representar a quantidade real de sinal chegando até a propriedade, podendo ser utilizada como uma medida de comparação com a medida da potência calculada. |
E se por acaso o cliente estivesse na posição errada? Para arrumar a localização basta clicar na opção “Alterar posição” dentro do menu do cliente. |
Com isso, o aplicativo te levará até o mapa e o ícone do seu cliente ficará laranja, te permitindo salvar uma nova posição |
Mas e se o que tivesse errado fosse o desenho do drop? Alterar isso também é muito simples, basta selecionar a opção “Redesenhar drop” dentro do menu do cliente e ir clicando na tela para traçar o novo drop. |
Vale ressaltar que o caminho será feito a começar pela caixa e pode ser finalizado clicando no cliente ou no botão “Finalizar desenho”. |
Caso este cliente tenha sido criado pelo OZmap e ainda não possuísse um drop, você também consegue desenhá-lo do início. No local onde estaria o botão “Redesenhar drop” você consegue encontrar o texto “Criar drop”, e clicando ali será necessário escolher uma caixa para colocar a ponta e desenhar o caminho até o cliente dando cliques no mapa em sua direção. |
O cliente também pode ser criado diretamente por dentro do OZmob, acessando a caixa em que ele ficará localizado e clicando na opção “+ Livre” em cima da porta onde ele deverá ficar posicionado. |
Com isso, irão abrir três opções, a primeira é para fazer a criação de um novo cliente e te levará para uma tela onde você pode preencher todas as informações necessárias e desenhar o drop até a sua localização.
|
As demais serão utilizadas em situações onde se deseja trocar um cliente de porta. Basta ir até a porta correta, clicar em “+ Livre” e será possível escolher entre buscar por clientes próximos dentro de um raio determinado para colocá-los nessa porta ou utilizar a busca avançada para encontrar o cliente de acordo com seu nome ou código. |
Para concluir a instalação, também temos o recurso de criar posts nos elementos, tanto no OZmap quanto no OZmob, então o técnico poderia até mesmo inserir uma foto da instalação do cliente dentro da caixa. |
Finalizando todas as alterações, você pode gerar um croqui do cliente com todas as informações atualizadas, basta clicar no botão “Croqui”. |
Agora, ao tratarmos da desinstalação de um cliente, essas informações também podem ser editadas diretamente pelo OZmob. Dentro da seção “Detalhes da Rede” é possível encontrar dois botões: “Desconectar fibras”, que irá manter o cliente na caixa mas irá desconectá-lo do equipamento em que esteja conectado, e “Remover cliente”, que irá apagar completamente o cliente do sistema. |
Todas as possibilidades apresentadas podem variar de acordo com o usuário, sendo permitidas para alguns e não para outros, por conta do seu papel. Para conhecer mais sobre os diferentes papéis, clique aqui. |