Caixas são elementos que contém outros elementos.



Criando uma caixa


Para criar uma nova caixa dentro do seu OZmap é bem simples, o primeiro passo será abrir o menu de "Expansão de rede" e selecionar "Adicionar caixa" logo em seguida.



Com isso, será necessário selecionar a sua localização no mapa e uma nova aba será aberta, solicitando o preenchimento dos seguintes campos: 


  • Tipo: Indica o tipo da caixa, é ele o responsável pela cor que representa a caixa.

  • Nome: Nome para a caixa. Um nome é sugerido automaticamente de acordo com o nível da caixa. Este nome pode ser alterado no momento da criação ou depois.

  • Template: Indica com que elementos a caixa será criada. Ver Template em Template de Caixa.

  • Nível: Indica o nível hierárquico de uma caixa. Ver Configuração do Sistema.

  • Cor da borda: Define a cor que será utilizada na borda daquela caixa. É possível selecionar uma nova cor ou mantê-la de acordo com a pré-definida no tipo da caixa.

  • Cor do preenchimento: Define a cor que irá preencher a representação da caixa. Caso não seja alterada, ela irá ser preenchida com uma cor pré-definida de acordo com o estado de implantação desta caixa.

  • Tags: Permite atribuir uma categoria livre à caixa, informação que você pode adicionar a um ou mais elementos.

  • Endereço: Registra o endereço desta caixa.

  • Estado de implantação:

    • Em projeto: Se a caixa estiver em um status de em projeto ela ainda não está pronta para ser vendida no sistema de vendas (OZloc).

    • Não implantada: Indica que a caixa está apenas projetada e ainda não foi fisicamente instalada.

    • Implantada: Indica se a caixa está fisicamente instalada.

    • Certificada: Opção utilizada para indicar que a caixa inspecionada por alguma equipe e está conforme.

  • Observações: Este campo é opcional e pode ser utilizado para adicionar informações adicionais sobre a caixa.



Caixas podem ser adicionadas em postes ou em pontos aleatórios do mapa. Se selecionado um ponto próximo a um poste, o sistema perguntará se desejar conectar a caixa ao poste e assim aparecer no caminho das adjacências.



Além disso, é possível também adicionar múltiplas caixas simultaneamente, sendo útil, por exemplo, no caso de diversas caixas que possuam as mesmas configurações. Para isso basta selecionar a opção "Adicionar múltiplas caixas" no menu de "Expansão de rede".



Uma vez que a caixa estiver criada, veja este artigo sobre editar o interior de uma caixa.


Propriedades da caixa


É possível editar as configurações selecionadas anteriormente e até mesmo adicionar mais informações à sua caixa através das suas propriedades, que podem ser acessadas clicando no ícone de "i" no interior da caixa.



Ali, além dos campos já apresentados anteriormente, teremos também as seguintes informações:

  • Latitude e Longitude: O sistema irá registrar as coordenadas da caixa após a sua criação. Essas coordenadas podem ser copiadas no botão à esquerda ou utilizadas como base para a obtenção do seu endereço no botão à direita. Para gerar automaticamente o endereço, é necessário ter uma Chave API do Google

  • Reserva padrão: Ao configurar um valor nesse campo, todo cabo passado por essa caixa receberá a quantidade de reserva informada em suas pontas.

  • Compartilhada: Permite identificar se esse projeto está compartilhado com um projeto pai.

  • Atendimento: Irá indicar se a caixa possui equipamentos disponíveis para atendimento e a sua ocupação.

  • Reserva técnica: Nesse campo será possível visualizar a listagem de cabos que passam por dentro desta caixa e atribuir a eles uma reserva técnica individualmente;


Adicionando arquivos


Também é possível adicionar imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip nas caixas, para isso basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post".



Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.


Alteração de poste


Você pode alterar caixa de poste/ponto clicando com o botão direito sobre ela e selecionando a opção "mover". Se você deseja colocar caixa no poste manualmente, é só clicar em "mover" e clicar em cima do poste.


Essa alteração pode ser feita também gerando um relatório de área, onde na aba de caixas há a opção de conectar várias dessas caixas de uma vez em postes que se encontram em uma raio que você definirá.



Visualizar nome de caixas


Para visualizar os nomes das caixas todos de uma vez, é só ir no terceiro ícone no menu vertical azul, em "ferramentas de mapa", e selecionar a última opção, como na imagem abaixo:



Compartilhar caixas


É possível compartilhar elementos como caixas, condomínios e POPs de um Projeto Filho para um Projeto Pai, tendo assim a possibilidade de visualização e conexão de partes do Projeto Filho dentro do Projeto Pai. Para mais informações, clique aqui.