Entenda o funcionamento e a importância de guardar periodicamente os dados do seu sistema, amplamente recomendada antes de grandes mudanças dentro dos seus projetos.

De maneira geral, os backups guardam todas as informações do sistema no momento em que são gerados, então sempre que um backup for restaurado, todo o seu sistema ficará exatamente como no momento que ele foi gerado, incluindo projetos, usuários, configurações, entre outros.

 

Além disso, cada um deles possui metadados com informações de: Nome do Backup, Autor, Data de Criação, Imagens, Observação e Tamanho, que ajudam na sua identificação.

 

Por padrão, todos os dias às 02:00 é feito um backup automático que fica armazenado dentro do seu OZmap, independentemente do plano contratado, porém, em planos corporativos existe a funcionalidade do backup automático via script, que fica registrado separadamente por 3 dias na pasta /var/backups/OZmap/ e é executada automaticamente todos os dias às 20:00, mantendo os arquivos e assim garantindo uma forma rápida e segura de retornar a um determinado estado do seu sistema independente de qualquer imprevisto ocorrido.

 

Manualmente, a criação de backups fica à critério dos usuários, mas é fortemente recomendada para que o seu sistema tenha sempre um ponto de segurança à prova de grandes modificações. É bastante interessante gerar backups antes de realizar uma importação, por exemplo, para que, caso surja algum imprevisto durante o processo, seja possível retornar ao estágio inicial anterior à importação.

 

Ademais, uma recomendação que pode ser dada é a de gerar um backup antes de aplicar um backup, para garantir que nenhum dado será perdido por acidente no processo. Para entender melhor, podemos imaginar um cenário onde no dia 24/01 deseja-se restaurar, por exemplo, o backup gerado no dia 20/01. Caso isso seja feito, todos os dados documentados entre as datas serão perdidos, mas é possível registrá-los com segurança, gerando um novo backup dia 24/01 antes de realizar a restauração.

 

Agora que entendemos melhor a respeito do backup, vamos aprender a trabalhar com eles!

 

Para criar um novo backup basta acessar a aba "Backup" no menu lateral e selecionar a opção "Criar backup".

Ao acessá-la, a seguinte janela irá abrir, onde você pode colocar informações de nome, observações e informar se o backup deve também salvar os arquivos dos posts adicionados nos sistema.

Depois de criado, dentro da lista dos backups é possível realizar 3 ações básicas que correspondem aos 3 ícones existentes:

  1. Retornar o sistema ao backup da linha correspondente.
  2. Salvar o backup localmente no computador para posteriormente enviá-lo para o sistema.
  3. Excluir o backup do sistema caso ele não seja mais necessário.

Para enviar ao OZmap um backup que esteja salvo no seu computador, basta clicar no botão "Upload Backup" e encontrar o seu arquivo.

Por segurança, um backup gerado em um servidor não pode ser aplicado em outro e arquivos corrompidos ou com conteúdo inválido também não poderão ser carregados.

Conhecendo melhor os backups, o que acha de fazer seus procedimentos com maior confiança?