A importação de dados consiste em trazer toda a sua documentação de outros sistemas para o OZmap e é possível importar os seguintes elementos: postes, caixas, cabos, clientes, prospects, condomínios verticais, condomínios horizontais, POPs e reservas técnicas. As coordenadas (latitude, longitude) utilizadas aqui estão no sistema WGS84 (mesmo padrão utilizado pelo Google).


As importações podem ser solicitadas à equipe do OZmap através de uma solicitação de serviço (para aprender como criar uma, clique aqui), ou então feitas manualmente através da interface. Este artigo deve te auxiliar caso você opte pela segunda opção. 


Para importar, é necessário que seus dados estejam localizados em um arquivo CSV, porém também existem maneiras de converter e importar arquivos KMZ ou CAD, por exemplo. Os arquivos CSV devem ter seus campos envolvidos em aspas e separados por vírgula e o primeiro passo para fazer a importação é a conversão dos arquivos para este formato.


Importação de arquivos KMZ


O KMZ (ou KML) é o principal formato utilizado dentro do Google Earth, mas que pode ser encontrado também em outros softwares. Acompanhe aqui um tutorial detalhado ensinando como trazer seus elementos deste formato para o OZmap: Importação de arquivos do Google Earth.


Importação de arquivos do AutoCAD


Ao exportar arquivos do AutoCAD, o formato entregue será um DWG ou DXF, isso acaba fazendo com que seja necessário realizar a conversão deste arquivo para um KML, e então para um CSV. Você pode conferir o passo a passo deste processo neste link: Importação de arquivos do AutoCAD.


Importação de arquivos do OZsurvey


O OZsurvey é um aplicativo independente do OZmap, responsável por auxiliar no levantamento de elementos em campo. Para que seja mais fácil importar seus dados, as informações documentadas nele serão trazidas diretamente em CSV, fazendo com que seja necessário apenas realizar o tratamento da tabela antes de importar. 


Tratamento de arquivos


Agora que seus arquivos já estão em CSV, o próximo passo é fazer a edição deles para adicionar todas as informações necessárias. 


Para abrir os arquivos, é recomendada a utilização do LibreOffice, porém também é possível utilizar softwares como o Google Planilhas ou Excel. Em cada um destes sistemas será utilizado um modo diferente de abrir o CSV, você pode conferir os diferentes métodos seguindo os links abaixo:



Como a importação é feita de acordo com o elemento, é importante que, caso seu arquivo tenha diferentes categorias de equipamento, cada uma delas seja separada em um CSV. Por exemplo, se dentro do seu CSV existem caixas, POPs e clientes, é necessário fazer a divisão e colocar as caixas em um arquivo, as POPs em outro e os clientes em outro.


Também é importante se atentar aos campos obrigatórios para fazer a importação de cada equipamento, cada um deles possui elementos obrigatórios específicos e informações individuais que podem ser importadas. No artigo a seguir você pode conferir quais são as colunas obrigatórias na importação e também arquivos de exemplo para cada elemento: Tratamento de planilhas.


No momento de salvar as alterações, deve-se garantir que seu documento esteja com as seguintes características:

  • Configuração de caracteres: Unicode (UTF-8)
  • Delimitador de campo: "," (vírgula)
  • Delimitador de linha: " (aspas)
  • Citar todas as células texto.

Após configurar basta dar salvar e seu arquivo estará pronto.


Importando os arquivos



Agora que suas tabelas já estão editadas, é possível realizar a importação dos dados. Recomenda-se antes de qualquer importação gerar um backup do sistema.


Para isso, você deve selecionar o quarto ícone azul na lateral esquerda. Ali terão as opções para adicionar cada elemento separadamente:



Da esquerda para a direita temos: Postes, caixas, cabos, clientes, prospects, condomínios verticais, condomínios horizontais, POPs, reservas técnicas e regiões. Conforme mencionado anteriormente, é fundamental a separação das tabelas corretamente.


Ao clicar sobre qualquer um destes ícones irá abrir uma janela onde será feita a importação, na parte inferior da nova janela haverá a opção de “buscar’ onde você escolherá arquivo CSV. Após você escolher o arquivo que você deseja, se não houver erros, é só clicar em importar. 



No caso de importar postes, será perguntado a que distância postes devem ser considerados duplicados. Por exemplo, se for escolhido 1 metro, um poste sendo importado irá procurar por postes a 1 metro de distância. Se achar, não será importado pois será considerado um poste duplicado do já existente.


Em casos de caixas, ao mandar importar será perguntado qual a distância máxima (em metros), que deve procurar por um poste. Caso exista um poste dentro desta distância, este será usado para a colocação da caixa. Caso contrário um novo poste será criado na mesma latitude/longitude da caixa. Em seguida, o sistema irá de fato importar as caixas.

    

Erros

 

Se houver algum erro, ou seja, se as informações não estiverem de acordo com as disposições anteriores, as linhas que apresentarem erros estarão em vermelho. Já as que estiverem certas, estarão em verde. O erro encontrado será informado na coluna “status” da tabela, em caso de dúvida, entre em contato com o nosso chat de suporte.