Muitos provedores costumam documentar sua rede no AutoCad e aqui mostraremos como importar esses arquivos para o OZmap.


Esse processo ainda não ocorre de forma automatizada, mas utilizando alguns comandos específicos isso acaba sendo um processo rápido. 

Para ser possível realizar o processo, utilizaremos a versão do Autocad Civil 3D. Essa versão é recomendada pois traz informações geográficas dos elementos, um dado imprescindível para o OZmap. A versão comum do Autocad contém esse dado de uma maneira bruta, não sendo possível manipulá-la para outros formatos de arquivos, como um KML.


Contudo, sabemos que nem sempre os dados já vem georreferenciados, mas não se preocupe, iremos detalhar aqui:

  1. Como verificar se seu projeto está georreferenciado;

  2. Como georreferenciar seus elementos;

  3. Como exportar seus dados para KML e importar no OZmap.


1. Verificando se seu projeto está georreferenciado


Normalmente, os projetos já contém algum dado de localização armazenado. Nesse tópico iremos mostrar como aferir se esse dado está correto.


Para isso iremos utilizar o Google Earth Pro e uma ferramenta específica no Autocad.


O primeiro passo é saber a localização do seu projeto e, com isso, achá-lo no Earth.

Depois, você irá mudar a visualização de lat/long para Universal Transversa de Mercator (UTM). Isso acontece porque é a forma de visualizar as coordenadas no Autocad e, nesse passo, iremos conferir esse dado.



Já no seu Autocad Civil 3D, existem algumas maneiras de aferir a posição de referência dos seus elementos. Recomendamos habilitar essa função:



Com os dois sistemas configurados, as informações contidas ali precisam estar parecidas. Como estamos só fazendo uma aferição, elas não precisam ser iguais, somente semelhantes.



Se estiverem ok, significa que suas coordenadas estão corretas e podemos passar para o tópico 3.

Caso a posição não bata, basta seguir o passo a passo do tópico 2 para reposicionar seus elementos.



2. Georreferenciando os elementos

Muitas vezes, como o Autocad permite desenhos livres, seus elementos de primeiro momento não possuem localização geográfica inserida neles ou uma localização aleatória.

Contudo essa é uma informação imprescindível para o OZmap e por isso iremos mostrar nesse tópico uma forma rápida e fácil de realizar esse processo.



2.1 Através do comando MOVER


Para isso você irá utilizar novamente o Google Earth Pro e, a partir disso, encontrar um ponto de referência no mapa do Earth e no seu desenho no Autocad. Após isso, insira um ponto no Google Earth neste local de referência, com a formatação de coordenada UTM, como na imagem abaixo:


Agora, no Autocad, insira uma linha, dando um clique sobre esse ponto de referência definido anteriormente e, em seguida, colocando a coordenada UTM (x,y) do ponto que você inseriu no Google Earth.



Essa linha servirá como base para movermos nosso elementos em lote. É como se uma ponta dela fosse a posição antiga e sem referência e a outra ponta o local correto desses elementos.


Quando a linha estiver inserida, iremos selecionar todos os elementos que serão movidos e utilizar o comando (MOVER), clicando na ponta da linha que está no desenho, e posteriormente, na outra ponta:



Agora seu arquivo está georreferenciado e pronto para seguir o processo normalmente



2.2 Através da opção "Inserir Localização"


Existe uma segunda forma de posicionar seus elementos, que é utilizando a ferramenta de "definir localização".

Para isso você, precisa ir até o menu superior, em "inserir", e no final, em "definir localização:


Após, você deve colocar um par de coordenadas, mas diferentemente do anterior, agora em graus decimais. Essas coordenadas deverão estar numa posição que você consiga definir no seu desenho do Autocad. Depois, é só inserir qual o sistema de referência seu desenho foi projetado. Normalmente está em WGS 84 ou SIRGAS 2000. 


Assim, você pontuará no desenho onde esse par de coordenada que foi indicado anteriormente se encontra e, posteriormente, indicar o norte do desenho. Aqui, não importa se o posicionamento ficou correto pois é possível utilizar essas três ferramentas para ajustar seu desenho no mapa e, dessa forma, georreferenciar seu desenho:


  1. Para mover seus elementos até determinado local;
  2. Para rotacionar uma região. Funciona quando o desenho ficou desnorteado;
  3. Caso a escala dele esteja errado, é possível aumentar ou diminuir.

Com todos os ajustes feitos, seu arquivo está georreferenciado e pronto para seguir o processo normalmente


3. Exportando seus elementos em KML


Agora iremos exportar isso para um KML e assim, seguir o processo de importação.


Para isso, iremos definir o sistema de referência geográfica do arquivo. Isso é feito na barra de “Toolspace”, em “Configurações”, clicando com o botão direito sobre o arquivo, em “editar configurações do desenho”.



Nessa tela, você irá definir o sistema de projeção do seu desenho. Para isso, é importante saber qual deles foi utilizado na construção do seu desenho. Os mais comuns são SIRGAS 2000 e WGS 84. No caso de desenhos no Brasil será sempre “sul”, e o número de referência (fuso) pode ser identificado no Google Earth Pro.



Aqui temos um exemplo de configuração do arquivo.



Feito isso, será necessário exportar isso para um KML. Para isso, iremos dar o comando “MAPEXPORT”.

Escolher onde seu arquivo será salvo e o formato KML:



E aqui nessa janela, é onde será configurado quais as camadas serão exportadas.



Uma vez finalizado o processo, você conseguirá abrir seu arquivo no Google Earth com seus elementos.


Agora, é só seguir o processo de importação mostrado aqui.