O post é um recurso dentro do OZmap responsável pelo registro de arquivos de imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip em cada um dos elementos. Você consegue adicionar estes arquivos aos seus postes, cabos, caixas, clientes, condomínios, pendências e POPs, além dos componentes em seu interior, como DIOs, OLTs, switches, entre outros. 


.

Criando um post


Para criar um novo post é bastante simples, basta acessar o elemento que você deseja adicionar os arquivos e procurar este ícone na lateral esquerda de suas propriedades. Em seguida, é só clicar no botão “Novo post” na parte inferior e iniciar a criação do seu post.



A partir disso, o sistema irá abrir a seguinte aba, onde você tem a possibilidade de adicionar um título ao seu post, tags ou observações. Todos estes campos são opcionais, não colocá-los não impedirá a ação, mas recomendamos a sua utilização para organizar melhor suas postagens. 



Logo abaixo, temos então a opção de adicionar os arquivos desejados, é possível selecioná-los de seu computador ou arrastá-los até o centro da aba. Você consegue adicionar quantos arquivos por post você desejar, porém é importante se atentar ao limite de armazenamento do sistema. Você pode entender melhor como visualizar o armazenamento do seu sistema clicando aqui.



Com as fotos selecionadas e os campos preenchidos, sua tela deve ficar semelhante à imagem acima, então é só clicar no botão de “Salvar” que seu post estará criado.   



Posts na POP


A POP possui uma maneira diferente de documentar seus arquivos. Por possuir diversos componentes dentro dela, é possível adicionar posts para cada um deles e, para isso, basta clicar no ícone de imagem próximo ao seu nome. O restante do processo para a criação e visualização é igual ao dos outros elementos.



Sendo assim, cada Armário, DIO, OLT, Switch, Splitter e até mesmo a própria POP, terá uma galeria própria com seus posts. 


Galeria de Posts


Agora que suas postagens foram criadas, é necessário aprender como trabalhar com elas.


Chamamos o espaço onde todos os posts estão listados de galeria, nela estão presentes todos os detalhes de cada conjunto de arquivos. A maneira como esses conjuntos serão visualizados poderá ser modificada, ao clicar no símbolo de “+” ao lado do nome, você consegue expandir ou retrair uma postagem. 



Em postagens retraídas, a primeira informação que conseguimos obter é o usuário que fez a criação do post, seguido da sua data de criação, horário e nome do projeto. 



Já em postagens completas, podemos logo visualizar seu título e data de criação. Um pouco abaixo temos o nome do usuário que fez a criação, juntamente com a data e horário da ação. Caso existam tags ou observações elas aparecerão logo abaixo, nesta mesma ordem.


No canto superior direito do post temos o ícone de baixar, que irá reunir todos os arquivos e baixá-las no computador compactadas em um arquivo .zip, e, ao seu lado, o ícone de excluir, que irá apagar permanentemente a postagem.



Por fim, temos os arquivos agrupadas e, no caso de muitos itens, é bem simples de se locomover entre eles, basta utilizar as setas laterais. 



Caso você deseje visualizar melhor cada elemento, é possível clicar em cima dele e expandi-lo. Depois de aberto, é possível baixar os arquivos individualmente clicando novamente em cima deles ou então utilizando o ícone de "Baixar arquivo" no canto superior esquerdo.  



Também é possível editar ou remover os elementos de cada post sem necessitar apagar tudo ou criar uma nova postagem, basta selecionar os botões correspondentes localizados no canto superior esquerdo da janela, ao lado do ícone de "Baixar arquivo", e selecionar o arquivo que irá substituir o atual ou então remover o elemento indesejado. 



Filtros


Logo no começo da galeria temos o ícone do filtro, onde você consegue separar suas postagens conforme as tags utilizadas ou a sua Data de criação. Para ativá-lo basta marcar a caixa ao lado de seu nome, configurar o que você deseja e qual data ou quais tags você irá utilizar de critério e selecionar “Aplicar”. Todos os filtros podem ser combinados, então você pode selecionar simultaneamente uma data para ser analisada e uma ou mais tags, assim todas as postagens que irão aparecer serão as criadas nesse período e que possuem ou não as tags selecionadas.



Ao fechar a caixa, o filtro será removido, porém é possível parar de utilizá-lo com o botão “Limpar”, localizado ao lado do “Aplicar”.


Import de Posts


Caso você esteja importando novos elementos, é possível importar arquivos junto a eles. Para isso você deve adicionar a URL do seu arquivo à coluna correspondente em sua tabela CSV. É importante ressaltar que a importação só pode ser feita junto a novos itens, não é possível atribuir arquivos importados caso eles já existam no OZmap.


Para mais detalhes sobre a importação de posts, clique aqui