reserva técnica é um item bastante utilizado em redes de fibra óptica, mas você sabe como documentá-la no OZmap? Esta dica vai te ensinar como trabalhar com ela dentro do nosso sistema.

Para começar, precisamos adicionar este atributo no mapa e, para isso, você pode seguir por diferentes métodos.

O primeiro método, seria abrir o elemento no qual você deseja fazer a adição e colocar os valores individualmente. Ao abrir um poste, você consegue colocar a quantidade reservada para cada cabo que passa naquele ponto específico. Já para cabos, você pode adicionar o valor da reserva técnica para cada poste onde ele passa.

Nas propriedades do elemento você consegue ver a listagem de cabos que passam por esse poste.

Para registrar o valor é bastante simples, basta clicar sobre o valor padrão, digitar o novo e clicar em “Aplicar” no canto inferior da tela.

Nas informações do cabo será possível ver todos os pontos pelo qual ele passa.

As caixas também são um bom método para inserir reservas automaticamente, nelas você consegue definir um valor chamado “Reserva padrão”, que garante que todos os cabos inseridos nesta caixa receberão aquela metragem de reserva em cada uma de suas pontas. Por exemplo, caso este valor seja alterado para 30 metros, em cada uma das pontas de um cabo será adicionada essas metragem, resultando em 60 metros ao todo. Isso pode ser feito em uma caixa específica ou em todo um tipo de caixa.

Agora que suas reservas já estão no mapa, podemos escolher a maneira como vamos visualizá-las.

Caso você deseje apenas uma sinalização de onde elas estão posicionadas, é possível ativar a layer “Reserva técnica" no menu lateral, com ela, a localização das reservas será marcada no mapa por um sinal como o desta imagem.

Caso você deseje visualizar a metragem da reserva de um único cabo em todos os seus pontos, é necessário clicar com o botão direito em cima dele e selecionar “Mostrar reserva técnica”.

Também é possível obter essa visualização em diversos cabos simultaneamente, a partir de um relatório de área, você deve ir na aba “Cabos”, selecionar todos que você deseja visualizar a reserva e ir em “Ferramentas”, onde você deve clicar em “Reserva técnica” e assim obter a metragem das reservas diretamente no mapa.

Agora você já está preparado para representar as suas reservas físicas em nosso sistema. E então, o que achou?