Quando vamos criar um cabo dentro do mapa, precisamos definir que tipo de cabo ele é, ou seja, quantos tubos looses (tubetes) e quantas fibras tem no total. 



Para acessar os tipos de cabo, vá no menu à esquerda do OZmap, na opção "Tipos" e em seguida acesse "Cabo".


Você carregará uma tela onde estarão todos os tipos de cabos já definidos.



Você pode editar cada um eles através do botão de letra "i", ou duplicar com o botão de folha dupla, excluir com o botão de lixeira,  ou ainda ver os elementos pertencentes a determinado tipo.



Ao clicar sobre a lista de elementos você verá qual o nome, e o projeto ao qual o elemento deste tipo pertencerá. Clicando no "i" você verá os detalhes do equipamento, e a mira irá direcionar o mapa para a localização do equipamento.


Criando novos tipos de cabos


É possível criar um cabo diferente do que estão ali cadastrados. Para isto use o botão "Novo tipo de cabo" localizado na parte de baixo da tela:



Ao clicar nele, abrirá uma janela pedindo algumas informações que você deve conferir com o equipamento que utilizam na sua rede física. Preencha conforme as informações da fibra utilizada na rede.


O código será o nome em exibição na hora de selecionar o tipo do cabo criado no OZmap. Já o perfil da fibra será o esquema de cores das fibras, é possível criar um diferente em Perfis de Fibra.


Lembrando que o ideal é que preencha todas as informações para ter uma documentação mais exata.



Para editar a cor que o cabo é representado no OZmap basta clicar no quadrado azul na caixa na parte de baixo, uma janela como a abaixo aparecera com todas opções de cores existentes, escolha a cor que quiser e clique em "OK". Essa será a cor padrão deste tipo criado, caso seja necessário, é possível editar a cor de cada cabo individualmente nas suas configurações individuais.



Uma vez criado, este novo tipo de cabo estará entre os demais do seu projeto.


E caso você crie um cabo dentro do projeto, ele irá aparecer na parte de seleção do Tipo de Cabo, como na imagem a seguir: