A aba de usuários te permite configurar o acesso de todos os seus colaboradores ao OZmap, OZloc ou OZmob. Para acessá-la, é possível ir até o menu lateral esquerdo e clicar em "Usuários", dessa maneira uma lista com todos os usuários já cadastrados será aberta.



Criando um usuário

 

A criação de usuários é fundamental, pois não é possível dois dispositivos diferentes logarem no mesmo usuário. Quando você acessa um dos módulos em uma aba com um usuário, esse login será único. Ou seja, se você quiser, por exemplo, acessar o OZmap com um usuário e em outra aba o OZloc com outro usuário, um deles será deslogado. Se você necessita estar logado com dois usuários, o indicado é que utilize outro navegador ou uma aba anônima.


 


Para registrar um novo usuário, basta clicar no botão "Novo usuário", na parte inferior da tela. 



Com isso, uma nova janela de registro de usuário irá abrir, onde você deverá cadastrar as informações de quem estará utilizando aquele acesso. 



Primeiro, é necessário registrar um nome de usuário, email e senha ao seu novo usuário. Estes campos são obrigatórios, assim como todos que possuírem um sinal de "*" no nome. A senha pode ser atribuída manualmente ou gerada automaticamente e alterada por quem for utilizar, basta marcar ou desmarcar a opção "Gerar senha".



Logo após, será necessário atribuir um tipo de usuário.


Tipo de usuário


O OZmap trabalha com o conceito de papéis.


Ao cadastrar um novo usuário atribui-se a ele um papel. Este papel irá regular seu acesso a partes do sistema. Por padrão no sistema há 7 papeis, sendo eles:

  • Administrador - Possui acesso total ao sistema.

  • Gerente - Semelhante ao administrador, porém não possui autorização para editar configurações de usuários, importar excluir ou baixar backups. 

  • Vendedor -  Usuário padrão para fazer o uso do OZloc. Ele pode fazer edições gerais na parte de clientes, condomínios, imóveis e prospects,  além de poder ver caixas, postes e editar cabos.

  • Técnico de Rede - Responsável por trabalhar na rede, o técnico de rede pode criar e editar projetos, mas sem excluí-los, ele consegue também visualizar, editar, criar e importar todos os elementos, ficando sem acesso apenas à informações gerenciais, como as configurações de sistema e dados de dashboard. 

  • Técnico de Campo - Responsável por ativar os clientes, ele tem permissão para adicionar, editar e deletá-los, além de conseguir visualizar elementos básicos, editar caixas, criar e excluir postes.

  • Monitor - O monitor possui seus recursos restritos à visualização, ele consegue consultar todos os elementos do sistema sem poder fazer edições ou visualizá-los internamente.

  • Suporte - Possui permissão para visualizar informações básicas e editar clientes.

Leia o artigo sobre Configurações de papel para saber mais.


Projetos


Um usuário pode ter seu acesso restrito a determinados projetos, que podem ser selecionados no campo "Projetos" durante a criação ou por dentro dos dados do próprio projeto. Também é possível dar ao usuário acesso livre à todos os projetos, selecionando o botão "Todos os projetos". Neste caso, até mesmo os projetos criados futuramente permitirão automaticamente o acesso ao usuário que tiver essa opção selecionada.


Grupos de projetos 


Em vez de permitir o acesso individual para cada projeto, você pode adicionar grupos de projetos que o usuário terá acesso. Dessa forma, ele terá acesso a todos os projetos que estejam dentro do grupo que o foi atribuído. Para saber mais, acesse nosso artigo de projetos.


Módulos


Ao redor do OZmap existe um ecossistema de módulos externos. É possível dar acesso a apenas uma parte dos módulos para um usuário. Por exemplo, um usuário pode usar o OZloc (sistema de viabilidade comercial) mas não o OZmap.

  • OZmap: sistema OZmap;

  • OZloc: sistema para vendedores, para análise de viabilidade comercial;

  • OZmob: usuários que usam o aplicativo móvel OZmob;

  • API: para que outros softwares se autentiquem via API.

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Chave de API


A chave de api serve para que se possa utilizar a API do sistema sem ter a necessidade de fazer login (utilizando usuário e senha), se optada por ser gerada o usuário em questão perde acesso a todos os outros módulos exceto ao módulo da API.

Sendo então recomendado que utilizem a chave de API apenas para usuários específicos para chamados via API. É possível visualizar as configurações especificas para um usuário com chave de API clicando 
aqui.


Outras informações


Este campo é completamente opcional e dedicado à adição de informações complementares do usuário, como nome, telefone ou observações. É utilizado apenas para registro.


Depois de finalizar as edições, é só clicar no botão de salvar.