Ao adicionar um cliente ao mapa deve-se informar o poste em que o mesmo está conectado e/ou a caixa utilizada para atendê-lo, caso não esteja conectado à uma caixa ele não poderá estar conectado à rede.
Em casos em que não se tenha a documentação dos postes, você pode desenhar o caminho do drop do cliente até a caixa. Na tela de criação clique em "Desenhar drop" e faça o caminho do drop clicando nos pontos desejados até chegar a caixa.
A tela de cliente apresenta os seguintes campos:
Detalhes do cliente:
Nome: Nome completo do cliente, importante para sua visualização e identificação rápida.
Código: Um código para identificação individualizada do cliente. Recomenda-se utilizar o mesmo código que identifica o cliente em outros sistemas (ERP, por exemplo) para possibilitar integrações.
Status: Indicação se cliente está funcionando ou apresentando problemas. É utilizado na layer de Problemas. Terá a cor verde (status OK) ou vermelho (status ERROR).
Tags: aqui você pode adicionar tags aos seus clientes, para identificá-los por alguma característica.
ONU: dados do imóvel na ONU.
Detalhes da Rede:
Caixa: Permite ir para a caixa, editar a caixa ou remover ligação a alguma caixa.
Poste: Permite ir para o poste ou editar o poste onde o cliente está conectado.
Drop: informações do drop desse cliente.
Porta: lista de portas (e status livre/ocupado) do splitter selecionado. Ao adicionar novo cliente, sistema sugere automaticamente primeira porta livre.
Ativo: informações da conexões desse cliente na POP.
Potência lida: a real potência que chega ali.
Potência calculada: potência gerada automaticamente pelo sistema utilizando as informações de potência dadas pelo usuário para cada um dos equipamentos entre aquele cliente e a POP.
Conexão: a qual elemento da caixa esse imóvel está conectado.
Implantado: indica se cliente está de fato instalado ou aguardando instalação.
Certificado: indica se o cliente passou por algum processo de verificação e está ok.
Observações: Campo livre para observações.
Detalhes do imóvel:
Tags: aqui você pode adicionar tags aos seus imóveis, para identificá-los por alguma característica.
Endereço: endereço do imóvel.
Latitude e longitude: onde seu imóvel se encontra.
Observações: Campo livre para observações.
Para remover um cliente basta clicar com o botão direito no cliente e então Remover.
Também é possível mover um cliente clicando nele com o botão direito. Após clicar em mover deve-se clicar no novo ponto no mapa.
Ao adicionar um novo cliente, o OZmap verifica se há um caminho documentado do splitter selecionado até uma porta PON de uma Central Office. Se não houver ele exibe um aviso mas permite a adição do cliente.
Ao parar o mouse em cima de um cliente será exibido, além de seu código, o caminho drop até a caixa que o está atendendo.
Ao parar o mouse em cima da caixa que está atendendo clientes, todos os drops da caixa serão exibidos.
Você também pode trocar a caixa que esse seu cliente está conectado, clicando com o botão direito sobre ele e em "Trocar caixa", seguido de um clique sobre a nova caixa. Assim, seu drop será redesenhado automaticamente.
Representação dos clientes no Box Editor
Os clientes são representados por pequenos retângulos com um ponto de conexão, ligados aos respectivos equipamentos voltados para o atendimento, caso esteja pontilhado, significa que ele está como "não implantado". Nos casos onde este sinal de verificado aparece, como no caso do cliente 8370, significa que o cliente está com o status de "implantado e certificado".
Um detalhe importante para a documentação é que a sua identificação textual pode ser escolhida nas configurações do sistema. Nela é possível selecionar se o cliente será identificado dentro do box editor por seu nome, código ou nome do cabo drop utilizado.
É possível também atribuir imagens, áudios, vídeos, arquivos de texto, csv e arquivos zip aos seus imóveis, basta acessar o ícone lateral responsável pelos posts e selecionar "Novo post". Vale lembrar que estas postagens estarão atreladas ao imóvel, portanto, ao remover o cliente de seu interior, os arquivos continuarão registrados.
Para mais detalhes sobre a criação e utilização de posts, clique aqui.
Realocação de clientes por endereço
Você também consegue realocar a posição do cliente por seu endereço.
Para isso, você deve abrir a "edição de imóvel" e clicar no ícone ao lado do campo "Endereço" em "buscar latitude e longitude utilizando o endereço". Assim, suas coordenadas serão alteradas de acordo com o endereço.
Assim, no mapa será possível visualizar uma prévia, com a antiga posição em verde e nova posição em azul. Para confirmar, só clicar em salvar.
É possível, também, realocar clientes por área. Ou seja, você escolhe área e os clientes que deseja alterar as coordenadas de acordo com o endereço, e eles serão realocados em lote. Para isso, você precisar ter uma Chave API cadastrada no sistema. Para mais informações entre em contato com nosso suporte.
Para isso, você deve gerar um relatório de área, e na aba de clientes, selecionar os que você deseja realocar, como na imagem abaixo:
Então, abrirá uma nova janela onde você informará a distância máxima que pode existir entre a posição atual e a posição retornada pelo endereço, isso evita casos onde o endereço pode ser ambíguo e a posição acaba sendo em outro estado ou outro país por exemplo.
Caso você ainda não tenha disponibilizado, o sistema solicitará uma chave de API do Google. Assim, ele buscará o endereço no mapa e colocará o cliente na posição retornada pelo Google. Para saber como gerar uma API, clique aquiou entre em contato com nosso suporte.
Para adicioná-la no seu OZmap, você clica em "configuração de sistema" no menu lateral esquerdo, e em "Chave de API da Google", você a insere, como na imagem abaixo:
Você também consegue selecionar a opção de "Atribuir poste mais próximo após a locação", onde o drop do seu cliente será ligado ao poste mais próximo após a alocação. Se você selecionar essa opção, deverá preencher o campo "Distância máxima para a busca de poste", que é a distância limite para o sistema buscar por postes ao redor do cliente.
Por fim, é só clicar em confirmar.
Croqui de instalação
Para um cliente é possível exibir o croqui de instalação tanto de forma gráfica (mapa indicando postes e informações da caixa) como textual.
É possível exportar o caminho completo do cliente até a Central Office.
Imóveis
Imóveis são estruturas onde clientes podem ser inseridos. Indica que há uma estrutura instalada ou que já houve uma estrutura ali, mas no momento não há nenhum cliente instalado naquela localidade. Esse imóvel poderá ser mantido com o drop, mas caso não seja, ele ficará documentado. De qualquer modo, você poderá adicionar clientes futuramente nele. Eles são representados no mapa pelo mesmo símbolo dos clientes, porém com a cor Azul.
Postes
É possível editar o drop do seu cliente/imóvel manualmente ou escolher que ele faça o caminho que passe pelo poste mais próximo.
Para isso há duas possibilidades.
É possível realizar essa ação clicando com o botão direito do mouse sobre o cliente/imóvel, e selecionar a opção de "Trocar poste" e, posteriormente, "Selecionar poste" ou "Poste mais próximo".
A outra opção é clicar com o botão esquerdo sobre o cliente ou imóvel e, em "Detalhes de rede", há a opção "Poste". Ali, você vai em "Trocar" e, em seguida, você seleciona se vai mudar de poste manualmente, ou se o sistema conectará ao poste mais próximo.
No caso de você selecionar manualmente o poste que deseja, é ó clicar sobre o poste que você deseja e depois salvar.
Já se você for conectar automaticamente ao poste mais próximo, aparecerá uma nova janela pedindo a distância, em metros, que o sistema deverá buscar por postes. Se tiver postes nesse raio, ele conectará seu drop ao mais próximo.
Desse modo, o seu drop será conectado ao poste mais próximo.
A ação de conectar ao poste mais próximo também pode ser realiza em lote. Para isso, você gera um relatório de área e na aba de clientes ou imóveis, você seleciona os itens que deseja que sejam conectados ao poste mais próximo.
Na parte inferior do relatório, há a opção "ferramentas". Ali, você encontrará a opção de "Atribuir poste mais próximo".
O sistema também solicitará a distância máxima para procurar por postes.
Calcular a potência de clientes em lote
Também no relatório de área, na aba de clientes ou de imóveis, você pode calcular a potência de maneira conjunta selecionando os itens que deseja que sejam calculados e acessando a opção 'Calcular Potência' no botão de ferramentas.