As regiões são um recurso no OZmap que permite dividir seu mapa em diversos polígonos, que irão representar diferentes áreas. Essas regiões irão aparecer em todos os projetos, sendo possível filtrá-las para mostrar apenas aquelas que estão dentro da área do projeto acessado no momento. 



Por padrão, o OZmap possui 5 tipos de região criados, sendo elas: 

  • Ativação de clientes - Áreas de atuação das equipes de ativação

  • Comum - Tipo padrão de região 

  • Cobertura - Área de cobertura por viabilidade por área

  • Comercial - Áreas de atuação comercial

  • Manutenção - Áreas atendidas por equipes da manutenção de campo


Porém, é possível adicionar novos tipos de regiões conforme a sua necessidade. O único tipo que não pode ser removido será o tipo “Comum”. Para mais informações sobre os tipos de região, clique aqui.  


Criando uma região


Para fazer a criação de uma região, é primeiramente necessário selecionar todo seu espaço em um relatório de área (para aprender a gerar uma área, clique aqui). Dentro do seu relatório, você deve permanecer na aba ”Geral” e clicar em “Salvar região”. 



Com isso, uma nova janela irá abrir, pedindo para que você configure a sua região. Nela você pode escolher um nome, um tipo, uma cor para aquela região, caso deseje que ela use a cor do tipo basta selecionar a opção, tags e inserir as observações, conforme a imagem abaixo. 



Para configurar a cor e a opacidade da sua região, basta clicar em cima do quadrado colorido, tanto a opção "Cor", quanto a opção "Cor da borda" possuem as cores e opacidade livres para serem modificadas de acordo com sua preferência



As regiões já criadas podem ser visualizadas no menu de layers, na lateral direita.




Busca de regiões


Apesar disso, também pode-se pesquisar por uma região específica utilizando a ferramenta de pesquisa. Para mais informações sobre como pesquisar no OZmap, clique aqui



Outra maneira de encontrar uma região é através de um ponto ou elemento. Ao clicar com o botão direito no mapa, um menu com diferentes opções irá aparecer e, dentro de "Coordenadas", será possível encontrar a opção "Verificar regiões do ponto". 

 

Com isso, uma janela com a lista de regiões que cobrem aquele ponto irá aparecer na tela.



A mesma operação também pode ser feita com um elemento do mapa, basta clicar com o botão direito em cima dele e selecionar a opção "Verificar regiões do ponto"



Ferramentas


É possível notar que na parte direita de cada linha das regiões, temos uma série de ícones que representam as ferramentas que o sistema disponibiliza para trabalharmos com essas regiões. 



  1. A primeira ferramenta, que possui um ícone de olho, permite exibir e ocultar a sua região do mapa. 

  2. No próximo ícone, com formato de “i”, será possível gerar um relatório de área para todo o espaço que sua região cobre. 

  3. A ferramenta de localizar, representada pela guia, irá te levar diretamente para onde está posicionada a sua região. 

  4. Ao lado está o ícone de clonar, ele irá criar uma cópia idêntica da região.

  5. Na ferramenta de editar, será possível alterar as configurações da sua região, incluindo a sua área. Movimentações na região não irão causar movimentações nos elementos que estão dentro dela. 

  6. Por fim, a ferramenta representada por uma lixeira irá permitir a remoção permanente da região. Vale ressaltar que apenas o polígono da região será excluído, não seus elementos internos.


Filtrar regiões


Os filtros podem ser aplicados conforme o tipo de região, suas tags e o seu projeto, basta selecioná-los nos seus respectivos campos e clicar no botão “Aplicar”. É possível selecionar mais de uma opção em cada campo.



Para visualizar as regiões de todos os tipos, todas as tags ou todos os projetos é só clicar nas caixas de seleção que ficam logo abaixo do campo “Projetos”.



E para remover os filtros você deve selecionar a opção “Limpar”.



Alterações em lote


Ao gerar um relatório de área é possível acessar a aba de "Regiões", onde é possível realizar ações em lote com todas as regiões que são abrangidas pela área delimitada no relatório. Nesse caso é possível exportar as regiões em XLS ou CSV ou alterar algumas características como tipo, cor, adicionar ou remover tags.



Importar regiões


Assim como outros elementos, as regiões também podem ser importadas no OZmap através de um arquivo CSV. 

Para aprender a importar elementos, clique aqui.


A tabela para importação de regiões tem o seguinte formato:


nomepoligonotipo
Bairros Sul-29.4828437445527;-53.29083097206257,-29.48590844313787;-53.29391239864147,comum


Nome: opcional. O nome não poderá ser repetido 

Polígono: obrigatório. Conforme a imagem acima, deverá ter delimitadores de ponto e vírgula seguido de vírgula entre a latitude e longitude.

Tipo: opcional. 

Observações: opcional.

Tags: opcional. Aqui você pode inserir alguma tag cadastrada no seu sistema;