O OZloc é um sistema para auxiliar vendedores a saber se existe viabilidade em um determinado local.



Caso haja viabilidade, é criado o novo cliente, gerando informações do croqui de instalação. Caso não haja viabilidade para o endereço do cliente, é possível enviar um e-mail para a engenharia solicitando a ampliação da rede no local.


Login


Para fazer login no sistema é preciso que o usuário (cadastrado no OZmap) tenha permissão para acessar o módulo OZloc.



O Ambiente


Uma vez logado, a tela terá duas partes. Na esquerda, há uma barra de pesquisa onde o vendedor deverá digitar o endereço do cliente.  


Na direita há o mapa, onde será carregada a localização do cliente. 


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Buscando o endereço 


Para fazer a pesquisa de viabilidade, o vendedor precisa inserir o endereço ou as coordenadas do local onde está sendo realizada a venda.


Existem dois modos de viabilidade que podem ser escolhidos nas Configurações do Sistema: postes e raio.


Viabilidade por postes: considera os postes cadastrados e suas adjacências para realizar a busca de viabilidade de conexão com o cliente.


Viabilidade por raio: considera a distância em linha reta entre a localização do cliente e as caixas e condomínios verticais, sem a necessidade de documentar postes.


Caso o endereço não exista no mapa, ou aconteça algum outro problema, veja nosso artigo de como pedir a localização do cliente através do Findme, nossa ferramenta de venda avançada.


Na primeira janela do lado esquerdo serão carregados os elementos, seus nomes e suas observações.  


Na janela abaixo desta serão carregados os condomínios, que você pode ver neste artigo sobre vendas em condomínios e os imóveis.


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Selecionando o equipamento


Agora você deve selecionar em qual equipamento será feita a conexão do drop com o cliente. Pode ser feito selecionando um dos ícones do mapa. Ou também pela lista de postes e caixas do lado esquerdo. 


Nesta lista, ao passar com o mouse por cima dos nomes, o elemento indicado ganhará a cor amarela. Se for o que você deseja, basta clicar para selecionar. 



Fechando a venda


Selecionado a caixa, condomínio ou imóvel desejado, aparecerá uma janela pedindo a confirmação da venda.



Além de inserir as informações do cliente, você poderá indicar se é um novo cliente, uma mudança de endereço ou uma migração de tecnologia:


Novo cliente: Cria o cliente do zero no OZmap.


Mudança de endereço: Realoca um cliente já existente para o novo local. Para isso, é necessário inserir o código já utilizado pelo cliente no sistema no campo "código do cliente".


Migração: Usado quando o cliente troca de tecnologia (por exemplo, de rádio para fibra), criando um novo cadastro.


Após a confirmação, o croqui será gerado automaticamente com base nas adjacências cadastradas, ou no desenho feito pelo vendedor e um e-mail será enviado ao time de instalação com todos os dados necessários.


Veja abaixo as informações da tela final que estarão no e-mail.



Viabilidade diferenciada por perfil de usuário


Essa função permite definir o tamanho do drop (usado na viabilidade por postes) e o raio padrão (usado na viabilidade por raio) para cada papel de usuário.


Por exemplo, é possível configurar para que vendedores possam atender clientes com drop de até 250 metros, gerentes até 500 metros e administradores até 1000 metros. Também é possível ajustar o raio de busca conforme o papel do usuário.

Para saber como configurar o tamanho padrão de drop leia nosso artigo sobre configuração de usuários.




Venda sem viabilidade


Caso o novo cliente esteja em um local onde as caixas próximas não possuam mais conexões disponíveis, não será possível realizar a venda. Mas pode ser solicitado à engenharia que desenvolva a área em específico passando a informação do novo cliente.


Saiba mais como isso acontece no nosso artigo Venda sem viabilidade.